Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Nível do Rio Branco atinge nova mínima histórica em Boa Vista

Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa VistaMANAUS - A Bacia do Branco, registrou uma nova mínima histórica em Boa Vista, Roraima. A cota atingiu 0,0 centímetros no dia 16 de dezembro, de acordo com o 48° Boletim de Monitoramento Hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) neste domingo (27). O mínimo anterior, de dois centímetros, havia sido registrado em 22 de fevereiro deste ano. 
Segundo o CPRM, a situação é de alerta para o quadro da vazante de 2016, "dada às condições dos níveis baixos registrados para época e a proximidade com o período menos chuvoso na região (1º trimestre do ano civil)".
Monitoramento das bacias
Ainda que no período de enchente, a Bacia do Purus apresenta níveis baixos para a época. A estação de Boca do Acre atualmente encontra-se 4,79 m abaixo do nível registrado no ano da maior vazante (1998), nesta mesma época do ano, quando registrou 11,94 m. Foto: Reprodução/CPRM
Após um período de descida, mesmo em época de enchente, o nível do rio Solimões, na Bacia do Solimões, voltou a subir nas estações de Itapeuá (médio curso, próximo a Coari) e Manacapuru (baixo curso). As Bacias do Javari, Amazonas e Madeira seguem em período de enchente.Rio Negro estabilizadoDados do boletim mostram que a Bacia do Negro, no Porto de Manaus, o nível do rio está "praticamente estabilizado", com variações de um centímetro por dia. Desde o dia 26 até esta segunda-feira (28), a cota se manteve em 17,30 m. Na mesma data, em 2014, o nível registrado era de 21,58 m.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/