Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Natal gordo só ano que vem, dizem varejistas

Natal gordo só  ano que vem,  dizem varejistas

O anúncio do governo federal da liberação de saques nas contas inativas do  Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) veio um pouco tarde para salvar 2016. Anunciada um pouco antes do Natal quinta-feira (22), a medida chega a animar comerciantes e empresários de Manaus, mas como o ‘presente’ de cerca de R$ 30 bilhões está previsto para ser entregue somente a partir de fevereiro, a corrida agora é para conquistar os consumidores de última hora que ainda contam com o 13o salário.

Para o presidente da Assembleia Geral e Conselho Superior da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ismael Bicharra, o anúncio do governo federal é um alento ao comércio que vem experimentando quedas consecutivas. “É uma estratégia para impulsionar a economia em um ano que se prevê de quedas. Talvez este dinheiro a mais tenha o mesmo efeito que o 13o salário que, desde fins de novembro, vem sustentando boa parte do comércio de Manaus”, afirma.

Foto: Divulgação/Fecomércio

Saber que o brasileiro tem como meta atual a quitação de dívidas, não desanima o comércio, explica Bicharra. “Mesmo com mais de 50% da população se dizendo endividada e engajada em limpar o nome, a chegada de um dinheiro a mais impulsiona todos ao comércio. A injeção do saque das contas do FGTS pode antecipar as melhoras que estavam previstas apenas para o segundo semestre de 2017”, disse.

E se o ‘início’ do próximo ano parece estar distante, focar forças neste fim de dezembro é um bom remédio. “As previsões para o primeiro mês de 2017 são de vendas mais baixas. Então, é natural que o comércio esteja atento a essa época, já que o ano ainda não acabou. As compras de Natal se estendem além da data”, conclui Bicharra.

Enquanto 2017 não vem Registrando vendas na média, o camelô Rai Tavares, que comercializa camisetas de clubes de futebol ainda espera o jogo virar. “Para 2017, esperamos que a liberação dos saques do FGTS façam as coisas melhorarem. Para alguns aqui, o 13o não representou muita coisa, entendemos que a preocupação maior é pagar as contas em atraso. Até o sábado, véspera de Natal, existe a chance de conseguirmos vender o que esperamos para a data”, disse o comerciante.

Tavares disse ser um dos ansiosos para sacar o FGTS. “A notícia é animadora para a economia e para nós do comércio popular também. Eu mesmo tenho o que receber de FGTS e esse dinheiro vai me ajudar como comerciante, renovando e diversificando estoque e também me dá a chance de ser um pouco consumidor”, resume.

O grande fluxo de compradores de última hora faz com que os vendedores do comércio popular tenham pouco momentos de descanso, disse a vendedora Larice Barros. “O tempo que passamos de pé, no bate palma, é recompensado pelos bônus e comissões. Temos metas diárias a cumprir e o pagamento do 13o tem ajudado a bater essa média”, disse a vendedora que durante a entrevista não parou de chamar clientes para a loja que nesse período só fecha após as 22h. 

A vendedora que disse acreditar nas previsões sombrias para 2017 vê o dinheiro a mais do FGTS como a primeira boa notícia de um ano que ainda não veio. “O calendário de pagamentos do FGTS só irá ser divulgado em fevereiro. Até lá, já é tradicional em janeiro ‘queimar’ as peças que sobraram das festas de fim de ano. Isso é bom para vender algo em um ano que dizem que vai começar mal. Temos esperanças, mas sabemos do que vem acontecendo com a nossa economia e a hora é essa de vender e guardar algum dinheiro”, ressalta Larice.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/