Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Moreno sai vitorioso de referendo sobre reeleição no Equador

Moreno sai vitorioso de referendo sobre reeleição no Equador
O presidente do Equador, Lenín Moreno, saiu vitorioso do referendo que coloca, entre outras coisas, um ponto final nas reeleições indefinidas no país. As informações são da ANSA.

Segundo dados divulgados na manhã desta segunda-feira (5) pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), com pouco mais de 70% das urnas apuradas, 64,6% dos 10 milhões de votos optaram pelo "sim" nas sete perguntas da consulta popular. "Com essa clara porcentagem, é difícil que os resultados mudem", disse a vice-presidente do CNE, Ana Marcela Paredes.

Com isso, Moreno "derrotou" seu mentor e ex-presidente Rafael Correa, que sempre demonstrou a intenção de voltar ao poder após a saída do atual mandatário. "Todos, começando pelo governo, estamos obrigados a concretizar este mandato sem nenhuma demora. Todos estamos obrigados a respeitar e a honrar a voz de nosso povo, a ser responsáveis com essa clara e contundente vitória que teve o 'Sim'", disse Moreno em pronunciamento.
Foto: Divulgação / ANSA
Já nas redes sociais, o atual mandatário destacou que a democracia "triunfou" no Equador e que todos se manifestaram "de maneira clara e contundente, livre e democrática, sobre o futuro que queremos para nossos filhos".

Com a vitória de Moreno, haverá uma mudança na Constituição - que havia sido alterada em 2015 e que tinha recebido amplo respaldo de Correa. Para o ex-presidente, o seu "ex-aliado" é um "traidor" que quer "acabar" com as conquistas sociais de seu governo.

As outras questões, que ainda não tiveram todos os votos computados, incluíam a "morte civil para os corruptos", ou seja, quem for condenado por crimes de corrupção não poderá disputar cargos públicos em eleições; uma reestruturação do Conselho de Participação do Conselho Cidadão; o fim da prescrição para crimes sexuais contra menores de idade; a restrição da exploração de metais em áreas protegidas e urbanas; a eliminação de uma lei que evita a especulação de terras; e a proteção do Parque Nacional Yasuní.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/