Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Mercado imobiliário tem queda de 30% nas vendas, em Manaus

MANAUS - O mercado imobiliário amazonense registrou redução de 30% nas vendas nos primeiros 45 dias do ano, em comparação ao mesmo período de 2015. A dificuldade de acesso ao crédito e o aumento de pouco mais de 30% na taxa anual de juros, que saltou no último ano de 7,5% a 9,9%, dificultam a adesão contratual do pretenso comprador e como resultado, há maior oferta imobiliária.

Uma alternativa encontrada pelas incorporadoras nos últimos meses foi a abertura de financiamentos próprios.De acordo com o Sindimóveis-AM (Sindicato dos Corretores de Imóveis do Amazonas), tem contribuído com a manutenção das comercializações em meio ao cenário econômico local e nacional negativos.

O presidente do Sindimóveis-AM, Aquiles Barros, afirma que o Estado abriga um alto número de empreendimentos estocados, que são os imóveis concluídos e disponíveis à venda. Ele explica que não há como precisar em números o quantitativo de imóveis prontos à comercialização e ainda afirma que o fechamento de contratos ocorre com maior frequência quando as condições de pagamentos são facilitadas e com taxas de juros reduzidas. “Há um alto índice de ocorrências de clientes que não conseguiram finalizar o financiamento por conta da restrição de crédito. Como resultado, eles devolvem os imóveis. Esses também fazem parte desse estoque que está à pronta entrega”, disse o presidente.

De acordo com Barros, entre as alternativas encontradas pelas empresas para tentar enfrentar o período da instabilidade econômica nacional e manter as comercializações, está a redução expressiva nos preços e a abertura de financiamentos diretos. “Esse é o momento de comprar e não de vender. Os preços praticados hoje estão abaixo dos valores ofertados em 2012, tudo em uma tentativa forte de reduzir os estoques”, comentou.

Na avaliação do presidente, o segmento espera que o segundo semestre chegue acompanhado de melhores resultados e que até o mês de setembro as dificuldades relacionadas ao ‘efeito crise’ sejam amenizadas. Segundo o presidente do Creci-AM/RR 18ª Região (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Amazonas e Roraima), Paulo Mota Júnior, as incorporadoras mantêm os descontos e buscam anunciar ofertas com o intuito de atrair os clientes. Ele afirma que as vendas não pararam, mas admite que o mercado está mais competitivo. “As vendas estão acontecendo e as ofertas, os descontos contribuem para a efetivação da compra”.

Empresas postergam novos lançamentos Em meio ao cenário de dificuldades nas vendas, as imobiliárias também estão protelando a ocorrência de novos lançamentos imobiliários. Aquiles Barros informa que a expectativa é de que neste ano aconteçam ao menos sete lançamentos, o mesmo quantitativo registrado em 2015. O presidente relata que o mercado, em relação às inaugurações de empreendimentos imobiliários, sofre um desaquecimento desde 2012. Segundo ele, em 2011 o Amazonas contou com 45 inaugurações e que após 2012 esse número despencou e manteve a média entre sete e oito lançamentos anuais.

“Muitas incorporadoras postergaram os lançamentos. Temos a previsão de que dois aconteçam até o final deste mês, mas não temos como precisar quantos serão oficializados neste ano”, disse.

Setor registrou crescimento até dezembro de 2015

Conforme a Ademi-AM (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário) no final de 2015 o mercado imobiliário registrou crescimento com um aumento de 250% nas vendas. O faturamento triplicou passando de R$ 23,5 milhões em novembro, para R$ 71,3 milhões movimentados no mês de dezembro. Os dados, captados no último mês de dezembro de 2015, foram adquiridos por meio de pesquisa feita pela instituição com suas 28 empresas associadas, que juntas representam 90% do mercado imobiliário do Amazonas. “O saldo positivo mostra a confiança que o investidor está tendo no nosso mercado hoje, que é o melhor momento para se investir em imóveis, pois tudo é favorável para o comprador. Existe uma grande oferta de produtos, há facilidade na linha de crédito e juros flexíveis”, declarou o presidente.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/