Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Mercado de festas sem crise à vista em Manaus

Mercado de festas sem crise à vista em Manaus

Com dinheiro ou sem dinheiro os casais amazonenses querem festejar. Nem mesmo o cenário de instabilidade econômica nacional amedronta os planejamentos dos apaixonados. Seja uma festa de noivado, de casamento, de renovação de votos ou ainda a comemoração de bodas, os enamorados dão um jeito e celebram o amor por meio de cerimônias elaboradas nos mais diversos estilos. A comemoração demanda inúmeros serviços que têm a missão de atender ao cliente sob a premissa 'qualidade versus menor custo', tarefa que tem sido alcançada com sucesso pelos fornecedores da capital.

Um dos primeiros passos durante o planejamento de uma festa é a escolha do local. A sócia proprietária do Buffet Celebration, Christianne Silva, relata que a procura pelo espaço para a realização de festas românticas é crescente. Porém, a média do fechamento de contratos reduziu cerca de 70% no último ano, em relação a 2015. Mas, ela afirma que os casais que já estão em preparação para o evento há alguns anos ou até meses, decidem continuar os planos para o festejo mesmo com a crise financeira.


"Atendemos a uma média de 50 a 80 solicitações para orçamentos diariamente. Porém, no registro do fechamento das propostas houve queda em uma média de 70% no último ano em comparação a 2015. Alguns clientes optam por fazer a festa no local onde mora como no condomínio, em restaurantes ou sítios porque acreditam que o custo será menor", disse. "Mas, o casal que está em preparação para a festa há algum tempo não desiste e vai celebrar conforme o programado, mesmo em meio a crise", completou.


Foto: Reprodução/Shutterstock

De acordo com a empresária, o serviço precisou ser adequado às condições econômicas do cliente. Os noivos que antes sonhavam com festas oferecidas a centenas de convidados, agora, programam uma comemoração mais intimista com poucos participantes.

"Quem programava fazer um evento para 100 convidados, agora opta por um evento mais intimista e reservado. São os chamados Mini Weddings. Para atrair os clientes também precisamos readequar os valores", informou. 

Outro detalhe escolhido com o maior cuidado em uma festa romântica é o bolo. Seja para o noivado, para um casamento ou para as bodas, a procura pelo bolo também permanece em alta. Mas, em menor volume em relação aos dois últimos anos. A proprietária do ateliê Zila e Cláudia Bolos, Zila Silva, conta que há 2 anos a maior demanda dos serviços era para a produção de bolos de tamanhos médios e grandes. Agora, as encomendas são voltadas ao tamanho médio.

"Há 2 anos a média de produção era de até 15 bolos mensal e maior parte nos tamanhos médio e grande. Hoje, as encomendas somam cerca de oito bolos com modelos mais simples e tamanho médio", informou. "Observo que os clientes deixaram de investir em festas de maior porte e decidem fazer festas menores que mantenham o padrão de boa qualidade, planejada para a menor quantidade de convidados", completou.


Foto: Walter Mendes/JC

A secretária da loja Klíssia Modas, Larissa Cardoso, afirma que a procura pelas roupas para noivos diminuiu 60% nos últimos 2 anos. Mas, houve uma reação positiva do mercado nos meses de fevereiro e março deste ano em comparação a igual período de 2016. Ela conta que a empresa oferece pacotes com valores mais acessíveis e que incluem as roupas das mães dos noivos, além de acessórios. A ideia é uma alternativa frente ao período de dificuldades econômicas que levam o cliente a pesquisar pelos preços mais baixos.

"Começamos a sentir a menor procura no final de 2014. Somente nos meses de fevereiro e março deste ano sentimos uma melhora na demanda. Há alguns anos, maio era o melhor mês por ser considerado o mês das noivas, mas agora o melhor período dos alugueis e vendas são os meses de julho e agosto. Houve também uma readequação no gosto do cliente que hoje procura por roupas mais simples para aluguel e até mesmo modelos encomendados com modelos mais simples, o que pode custar mais barato", disse.

Outro serviço essencial em uma festa é o registro fotográfico. Especializada no atendimento aos casais, a empresa P&E Fotografia, comandada pelos fotógrafos Paulo Lima e Eryka Pezzini, afirmam que há uma demanda crescente por ensaios fotográficos em áreas paisagísticas da cidade e também por coberturas em casamentos, o que envolve momentos que antecedem a festa, no preparativo da noiva, durante a cerimônia de casamento e após a festa. 

Segundo Eryka, o crescimento na procura pelo serviço também é resultado das divulgações feitas pelas redes sociais e ainda pela cobrança de preços mais acessíveis.

"Os clientes indicam nossos serviços aos amigos e assim registramos crescimento na procura pelos serviços. Não costumamos fazer divulgações promocionais porque os pacotes oferecidos têm preços bem acessíveis. Trabalhamos a divulgação por meio das redes sociais por onde também registramos maior alcance de clientes", comentou.

Para a cerimonialista, Renata Eliziário, que trabalha no Buffet Eliziário, a crise econômica impactou negativamente na demanda pelos serviços. Mas a empresa adotou a alternativa de oferecer pacotes promocionais.
"A demanda se manteve em relação ao volume de contratações que tivemos nos últimos dois anos. Porém, precisamos nos adequar às diversas situações econômicas dos clientes. Uma das orientações que prestamos ao cliente é que o casamento é uma festa íntima e que deve contar com a participação somente de pessoas mais próximas ao casal", disse.


Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/