Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Manual de Biossegurança é desenvolvido por estudante do Amazonas

Manual de Biossegurança é desenvolvido por estudante do Amazonas
Orientar alunos, técnicos e demais usuários do Laboratório de Patologia da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA-ESA) sobre a forma correta de como manusear materiais de trabalho e utilizar o laboratório de maneira segura. Esta é a finalidade do Manual de Biossegurança da UEA, que também informa como evitar acidentes e riscos de contaminação.

O projeto foi desenvolvido pelo estdante do oitavo período de Odontologia da instituição, Fábio Sena, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Estratégico de Apoio à Integração de Estudantes do Interior às Ciências da Saúde (IC-Saúde). 
Manual ajuda a entender procedimentos em laboratórios. Foto: Érico Xavier/Agência Fapeam
O manual começou a ser desenvolvido em 2015 e foi finalizado em 2016, com lançamento digital em janeiro deste ano. Inicialmente recebeu orientação do professor da UEA e patologista bucal, Marco Túlio Brazão Silva, e depois para a supervisão do professor e coordenador do laboratório, Tiago Pinheiro.

De acordo com Tiago, o laboratório recebe pacientes oriundos dos serviços prestados pela Prefeitura de Manaus, Sistema Único de Saúde (SUS), policlínicas odontológicas e hospitais como, por exemplo, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) e Forças Armadas, o que permite criar uma base de pesquisas e estudos para alunos de graduação e pós-graduação, tanto da UEA quanto de outras instituições de ensino do Estado, como da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por exemplo, e de outros Estados como Roraima e Rondônia.

“Além de ser um laboratório que desenvolve ensino e pesquisa, também trabalhamos com o diagnóstico dos casos que são repassados para gente. Por conta disso, a rotatividade de pessoas aumentou bastante no laboratório, o que nos fez perceber a necessidade de se criar um manual de biossegurança que atendesse aos alunos e técnicos que aqui trabalham, para que se seguissem as orientações e, assim, evitassem acidentes e demais riscos ocupacionais”, explicou o coordenador.

Riscos ergonômicos, químicos, como de explosão por conta dos materiais explosivos, riscos biológicos devido a objetos que podem estar contaminados e riscos físicos por causa de materiais cortantes usados no laboratório, como navalhas, seringas e agulhas, estão presentes no dia a dia dos usuários do local. O manual pode ser baixado AQUI.

Dessa forma, além do Manual, um mapa de riscos foi desenvolvido e fixado na entrada do laboratório para que todos que utilizem o local possam estar cientes dos riscos que correm e, assim, tomarem as devidas providências de segurança, que também são orientadas no mapa e nas portas de cada setor do laboratório.

Segundo Fábio Sena, o manual foi feito de acordo com as normas da Anvisa e vai ajudar os alunos e demais pessoas que utilizam o laboratório, não só o da UEA, mas outros laboratórios de patologias. “No manual você encontra dicas de como proceder a determinados tipos de acidentes, as formas de como usar o jaleco, as luvas e o gorro, por exemplo, e quais tipos são recomendados. Por isso ele pode ser utilizado por outros laboratórios e a quem mais se interessar”, disse.

Para ele, o apoio da Fapeam foi essencial para o prosseguir o projeto. “A Fapeam, além de ajudar financeiramente, ela auxilia no desenvolvimento de projetos de pesquisa que beneficiam tanto a instituição, quanto a comunidade acadêmica e sociedade no geral. Por isso ela é um instrumento muito importante para a Ciência no nosso Estado”, afirmou Sena. 

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/