Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Mangueirão é liberado para jogos do Campeonato Paraense

Mangueirão é liberado para jogos do Campeonato Paraense
O Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, está pronto para receber os jogos do Campeonato Paraense 2017, o Banaparazão. Após mais uma vistoria, realizada na manhã desta quarta-feira, 25, por representantes da Polícia Militar e o do Ministério Público, a Federação Paraense de Futebol (FPF) confirmou a liberação do estádio, com capacidade para receber 35 mil torcedores.

O Mangueirão será reaberto no  domingo, (29), para o jogo entre Clube do Remo e Cametá, válido pela segunda rodada do Campeonato Paraense de 2017.

A vistoria desta quarta-feira serviu para averiguar os últimos detalhes relacionados ao sistema de monitoramento e áreas de segurança das bordas das arquibancadas. Segundo o Tenente Coronel Oeiras, que comandou a vistoria, a análise teve objetivos bem específicos. “Basicamente, como já conhecemos a estrutura do Mangueirão, vamos focar agora na área de monitoramento da bilheteria. O laudo anterior já destacava as pendências do monitoramento, então agora vamos diretamente nesse ponto, que inclui a área do estacionamento e bilheteria”, explicou.
Foto: Thiago Gomes/Agência Pará

Segundo o representante do Ministério Público, Domingos Savio Alves de Campos, o objetivo era garantir segurança e conforto ao torcedor: “O Ministério Público, como fiscal da lei, e como determina o Estatuto do Torcedor, se faz presente para ver as condições do estádio Mangueirão”.

De acordo com Claudia Moura, diretora do Estádio Olímpico do Pará (EOP), estes últimos detalhes da preparação do Mangueirão já estão sendo sanados. “Está tudo em andamento. As pendências são mínimas e são só de complementação, de efetivação do trabalho já iniciado. Nada de pendências maiores. Tudo o que foi pedido está sendo apresentado. São alguns detalhes, pouca coisa que falta para o estádio ficar 100% pronto para domingo”, informou.

Os laudos técnicos foram realizados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária Municipal. As comissões de vistoria estiveram no estádio nos dias 17 e 25 de janeiro (Polícia Militar); dia 19 (Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde) e dia 20 (Corpo de Bombeiros). 



Sistema de catracas eletrônicas é um dos mais modernos do país


Para garantir mais segurança e conforto para quem frequenta o Estádio Olímpico do Pará, um novo sistema de catracas eletrônicas foi instalado nos últimos dias. O equipamento é o mesmo utilizado nas arenas construídas para Copa do Mundo de 2014.

A estreia das novas catracas será no jogo do próximo domingo, entre Clube do Remo e Cametá. O novo sistema opera com dois softwares desenvolvidos pela empresa Imply, com sede no Rio Grande do Sul. Setenta e duas catracas já foram instaladas, cobrindo todas as bilheterias de acesso ao estádio. Os últimos testes dos equipamentos foram feitos na última terça-feira (24).


O novo sistema bloqueia qualquer tipo de tentativa de uso de bilhetes falsificados. O representante e técnico da empresa que está em Belém acompanhando as últimas montagens, Gregori Martins, disse que o equipamento funciona da mesma forma que o vale-transporte digital ou a carteirinha de meia-passagem dos coletivos, ou seja, basta que o torcedor deposite o bilhete no campo de leitura da máquina para liberar a catraca. O torcedor gastará apenas sete segundos no procedimento.

As bilheterias de maior concentração de público receberam 10 catracas, sendo que nos portões B-1 e A-1 foram instaladas catracas para acesso das pessoas com deficiência. A entrada dos sócios torcedores também mudou. Os que são do Clube do Remo terão acesso pelos portões B-3 e A-2; já os torcedores do Paysandu vão entrar pelos portões B-2 e A-3.

A empresa fabricante dos softwares das catracas eletrônicas tem tradição no ramo. Segundo explicou Gregori Martins, a Imply também desenvolve e fabrica componentes eletrônicos para placares e painéis utilizados em estádios e ginásios. O mesmo sistema é utilizado na arena do Grêmio (RS), Maracanã (RJ), arena das Dunas (RN) e nas demais arenas construídas no Brasil para Copa do Mundo de 2014. O uso desses softwares coloca o Mangueirão no mesmo nível das praças esportivas de padrão internacional.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/