Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Manaus registra 290 casos notificados de Sarampo; 16 são confirmados

Manaus registra 290 casos notificados de Sarampo; 16 são confirmados
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), divulgou nesta terça-feira (24) o 7º Informativo Epidemiológico do Sarampo, apontando que Manaus registra 290 casos notificados da doença. Desse total, 16 casos são confirmados, 40 foram descartados por não atenderem os critérios laboratoriais para a confirmação do sarampo e 234 continuam sob investigação.

Em relação ao 6º Informe, divulgado no dia 17 de abril, não houve aumento no número de casos confirmados, foram notificados 53 casos novos e o número de descartados passou de 25 para 40.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destacou que, apesar do aumento no número de casos notificados, a nova edição do informativo mostra que a taxa de crescimento tem sido menor em relação aos boletins anteriores.

Desde o dia 14 de abril, a Semsa tem executado as ações da campanha de vacinação contra o sarampo, tendo como público alvo crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias. Nesta faixa prioritária, segundo o Informe, estão concentrados 75,3% dos casos confirmados e 65,8% dos casos notificados. 
Foto: Divulgação
Sobre os sintomas

Magaldi explica que o sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e extremamente contagiosa. O tratamento é sintomático, ou seja, tem o objetivo de aliviar os sintomas.

Febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz são alguns dos sintomas iniciais do sarampo, seguindo para o aparecimento de manchas avermelhadas. O vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no cérebro. Também pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques com convulsões, lesão cerebral e morte.

Campanha de vacinação

A campanha segue até a próxima sexta-feira (27), nas 183 salas de vacina da rede pública. Também estão sendo realizadas ações pelos Distritos de Saúde em creches, centros de educação infantil e escolas da rede municipal de ensino. Do dia 14 ao dia 23 de abril, foram aplicadas 106.655 doses, representando 50,36% da meta de imunizar 211.791 crianças.

A vacina utilizada é a tríplice viral que é contraindicada para quem têm alergia grave ao ovo de galinha, alergia a proteína do leite de vaca e crianças que estejam em tratamento com medicamento imunossupressor. Esses casos devem ser avaliados por um profissional de saúde.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/