Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Manaus é quinta capital em inadimplência no país

Manaus é quinta capital em inadimplência no país


Manaus fechou o ano de 2017 como a quinta capital em inadimplência no Brasil,
com 3. A cidade ampliou em 1% o total de famílias com 8% das famílias com dívidas atrasadas, na comparação com o ano anterior que fechou com 37% das famílias com atraso nos pagamentos. Os dados constam da oitava edição da Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)

Com abrangência nacional, análise foi feita com base em informações do Banco Central do Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo avalia os principais aspectos, dimensões e efeitos da política de crédito no Brasil sobre as famílias entre 2015 e 2017, período transitório, com encerramento da crise econômica (2014/2016) e início de um processo de recuperação em meio às incertezas políticas e econômicas. 


Foto: Reprodução/Chico Batata

Apesar do resultado negativo para a inadimplência, o desempenho da capital amazonense já foi melhor do que o nível registrado em 2015 quando 41% das famílias manauaras estavam com dívidas em atraso. "Na Região Norte, os indicadores apontam uma recuperação mais lenta do período recessivo, diferentemente do que acontece principalmente no Sudeste e no Nordeste", explicou a assessora econômica da Fecomércio/SP, Júlia Ximenes. Para a economista, a instabilidade política no país em muito contribui para a demora na recuperação. "Quando as famílias perdem a confiança em razão do alto nível de desemprego o consumo se retrai e a inadimplência cresce", disse. 

Outra dado aferido na radiografia da Fecomércio/SP mostra o humor da economia nas capitais. O nível de endividamento revela como as famílias estão confiantes para adquirir bens de maior valor agregado que necessidade de compras a crédito ou financiamento. Nos três último anos esse percentual passou de 86% das famílias com dívidas em 2015, para 67% em 2016 e 62% no ano passado. "Esse momento de crise abalou a confiança dos consumidores que retraíram o uso do crédito e o financiamento", explicou a economista. 
O estudo também mostra o nível de comprometimento da renda com as dívidas. Neste aspecto, Manaus aparece bem colocada. Na Região Norte, Belém e Manaus aparecem abaixo do nível nacional, com 13% - a segunda menor taxa do País - e 27%, respectivamente. 

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/