Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Manaus e Boa Vista terão atenção especial em projetos de prevenção ao suicídio

Manaus e Boa Vista terão atenção especial em projetos de prevenção ao suicídio
O Brasil ampliou, em 2017, a rede de atendimento em regiões com alto índice de morte por suicídio no país. Foram implantados 109 novos Centros de Assistência Psicossocial (CAPS). Hoje, em todo o país, existem 2.645 unidades aparelhadas para dar atendimento na área de atenção à saúde mental.

Segundo o Ministério da Saúde, os transtornos mentais aumentam os riscos de suicídio. Para a diretora do Departamento de Promoção de Saúde, Fátima Marinho, é preciso falar sobre o que causa sofrimento nas pessoas. "A gente tem visto um aumento do suicídio e temos que discutir suicídio e discutir sofrimento", conta.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Manaus, no Amazonas; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Boa Vista, em Roraima; Teresina, no Piauí; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e Florianópolis, em Santa Catarina, são apontadas como prioritárias pelo Ministério da Saúde devido aos altos índices de mortes por suicídio. As seis cidades receberam juntas cerca de R$ 1,5 milhão para aplicar em projetos de atenção psicossocial.

Além disso, desde o ano passado, está em vigor um convênio do Ministério da Saúde para garantir a gratuidade das ligações para número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV). No ano passado o CVV recebeu 2 milhões de ligações. O dobro do registrado em 2016.

No Brasil, 11 mil pessoas, em média, tiram a própria vida por ano. No mundo, o número chega a 800 mil. Entre os homens, o suicídio está entre as 3 primeiras causas de morte. Entre as mulheres, é a oitava.

A meta da Organização Mundial da Saúde é reduzir em 10% essas ocorrências até 2020.

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/