Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Manacapuru, no Amazonas registra 152 casos suspeitos de sarampo

Manacapuru, no Amazonas registra 152 casos suspeitos de sarampo
O município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), registrou 152 casos suspeitos de sarampo, com o fato, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), instalou na cidade, uma Sala de Situação de Resposta Rápida em Sarampo, com o objetivo de intensificar as ações de vigilância em saúde e assistência aos pacientes com suspeita da doença.

Segundo o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, Manacapuru apresenta baixa cobertura vacinal e orienta para que as pessoas procurem as unidades de saúde do município para a imunização. "O sarampo é uma doença imunoprevenível, ou seja, pode ser evitada através da vacina, que está disponível em todas as unidades da rede atenção básica”, afirmou.

Ações

Em Manacapuru, a maioria dos casos suspeitos estão em pessoas de 15 a 29 anos, com 42% das notificações, e 35% são menores de cinco anos de idade.

Prevenção

A secretária executiva adjunta de Atenção Especializada do Interior, Edylene Santos destacou a importância da integração de toda a rede de atenção à saúde, e orientou sobre o contágio do vírus em aglomerações.

"Estamos em momento crítico, tendo em vista o início das comemorações juninas, jogos da Copa e festas temáticas em várias cidades do interior. Esses espaços de festividade têm como característica aglomerações que facilitam a incidência de doenças transmissíveis, como é o caso do sarampo. O vírus do sarampo é extremamente contagioso e seu período de transmissão é de 10 dias, por isso, é essencial que a população procure as unidades de saúde para se vacinar. Essa é a forma mais efetiva para evitar a doença", alertou.

Boletim

De acordo com a 11ª edição do boletim Sarampo do Amazonas, divulgado na quarta-feira (6), o Estado tem 905 casos notificados da doença, sendo 842 em Manaus.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/