Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Maduro rejeita resolução da Organização dos Estados Americanos

Maduro rejeita resolução da Organização dos Estados Americanos
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, rejeitou nessa segunda-feira (3) a resolução da Organização dos Estados Americanos (OEA), que afirma que há no país 'grave alteração inconstitucional'. Ele a acusou de pretender se transformar em um 'tribunal de inquisição' para perseguir a Venezuela. A informação é da Agência EFE.

"Não tem nada a ver com a Venezuela, um comunicado insosso, não operacional. O que tem efeito no país é uma grande indignação e uma grande rejeição, eu chamo o povo da Venezuela para rejeitar essa política intervencionista", disse Maduro, em rede obrigatória de rádio e televisão.

Além disso, ele rejeitou o que descreveu como 'golpe de Estado' dado na Bolívia, depois que Honduras tomou ontem seu lugar na presidência do Conselho Permanente.

Foto: Elza Fiúza/ABR

"Vade retro, Satanás. Vai de retro, OEA. Fora daqui, OEA. Saia com suas mãos cheias de sangue da Venezuela e da pátria bolivariana, repudiamos e rejeitamos o golpe de Estado na OEA", afirmou Maduro, com a Constituição nas mãos.

Para o presidente venezuelano, o que aconteceu na sede da OEA foi algo incomum e constrangedor 'todas as regras mínimas do jogo' foram quebradas.

Ele disse que há uma 'concepção extremista' nos governos da 'direita latino-americana' e que há países que estão sendo pressionados.

Segundo Nicolás Maduro, a Venezuela é o pilar fundamental de 18 países na região. Ele disse que deu ordens para fortalecer 'todos os aspectos energéticos' em Petrocaribe.

O presidente venezuelano fez essas declarações depois de constatar que o país teve um primeiro trimestre 'muito bom' em todas as áreas da vida nacional e que apesar do desespero da direita, o povo  'está avançando'.

Ontem, 17 países, dos 21 presentes à sessão da OEA, aprovaram declaração, onde afirmam que na Venezuela existe 'grave alteração inconstitucional da ordem democrática' e exigem que o governo de Nicolás Maduro restaure 'a plena autoridade' da Assembleia Nacional, de maioria oposicionista.

No entanto, o embaixador da Venezuela, Samuel Moncada, que se retirou da sessão, advertiu que qualquer coisa que fosse aprovada, não seria levada em conta por seu país, por considerar que a reunião era 'ilegal'.

O presidente Maduro felicitou Moncada por sua posição.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/