Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Lutador do Amazonas vendeu salgado antes de despontar no MMA nacional

MANAUS - O estilo durão esconde a simplicidade e a perseverança de quem superou as dificuldades pra vencer na vida. O novo talento do MMA do Amazonas estava escondido e agora brilha em nível nacional. O nome em destaque é Fernando Tourinho, 25 anos, a revelação amazonense no Shooto Brasil.Fernando Tourinho representa o Amazonas no Shooto Brasil, um dos maiores eventos de MMA da América Latina. Foto: Reprodução/Amazon Sat
O manauara do bairro Alvorada - o mesmo de José Aldo, Dileno Lopes e tantos outros - consolidou seu nome em nível nacional no último mês de dezembro. Ele estreou no Shooto com vitória por decisão unânime contra Luís Carlos Pará, no Rio de Janeiro. A próxima luta de Tourinho na organização deve acontecer entre o fim de fevereiro e início de março.
O apelido de Fernando Kleiton Silva de Souza vem de infância. "Desde os seis anos, quando vim morar no Alvorada com o Ruben Leal [professor de boxe]. Ele tinha um sobrinho parecido comigo que se chamava Tourão. E pelo meu jeito de treinar, minha força, meu jeito bruto, esse apelido também pegou no MMA", contou ao canal Amazon Sat.
Apesar da convivência com Ruben, Tourinho queria mesmo é ser jogador de futebol. Quem o 'converteu' para o mundo das lutas foi o amigo Deigrison 'Jacarezinho', que futuramente também se tornaria lutador de MMA. "A gente estudava junto e ele me chamou pra treinar jiu-jítsu. Eu não gostava de início, mas fui vendo que é um esporte de disciplina, uma arte suave, e comecei a treinar".
Do jiu-jítsu, Tourinho migrou para o boxe. Após lutar até mesmo em ringues fora de Manaus, ele entrou definitivamente nas artes marciais mistas. "Recebi convite pra minha estreia [no MMA] em Manacapuru, contra o [Edione] Sapinho. Estreei com derrota, mas acontece, eu não tinha experiência de nada. Depois eu dei a volta por cima".
Mas a volta por cima exigiu sacrifícios. Já na academia Nova União, Tourinho pediu ao mestre Márcio Pontes para se aventurar no Rio de Janeiro. O lutador estava tão obstinado que vendeu até salgado na frente da academia para arrecadar fundos. "Falei pra ele que eu queria arriscar e que eu tinha o sonho de lutar num evento grande. Então fiz uns bicos, vendi salgado aqui na frente da academia quando tinha evento pra guardar dinheiro pra me manter lá".
A garra e determinação de Tourinho na Nova União carioca rendeu um convite para o Shooto Brasil de ninguém menos que Dedé Pederneiras. "Foi uma honra ele ter me convidado, pois isso significou que ele tava de olho no meu treino. Quando você é indicado por alguém é uma coisa, mas quando você é visto pela pessoa que você espera ser visto é algo mais gratificante", comemorou.
O sacrifício ainda não acabou. Tourinho ainda não consegue sobreviver unicamente das lutas, mas as portas se abrem cada vez mais no MMA. Além da luta no Shooto, o manauara também foi convidado para um evento no México, em junho. "O convite veio do meu amigo Klinger Araújo. Nesse ano alguns atletas amazonenses foram lutar lá no México, e ele disse pra mim que eu teria lugar lá se ganhasse no Shooto", garantiu.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/