Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Kd a Berlinda? Página começa a monitorar primeira das 12 procissões do Círio 2016

Kd a Berlinda? Página começa a monitorar primeira das 12 procissões do Círio 2016
Foto: Reprodução/Secom-PA
'Kd a Berlinda?', aplicativo desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) começou a monitorar a primeira das doze romarias do Círio de Nazaré, o Traslado para Ananindeua, nesta sexta-feira (7). No sábado (8), vai acompanhar a ida para o distrito de Icoaraci, a Romaria Fluvial, a Motorromaria e a Trasladação. Já no domingo (9), o Círio 2016 em Belém.

Por ter o maior trajeto, o Traslado para Ananindeua ainda é a mais extensa das romarias, com 52 quilômetros, em três municípios (Belém, Ananindeua e Marituba). Realizada em um dia de semana, é também a romaria que mais afeta a rotina da população, que conta com o serviço, para melhor se locomover durante toda a sexta-feira.

“Por onde passa a romaria, há uma verdadeira movimentação com relação a todos os órgãos de segurança. Tem defesa civil, bombeiros, polícia militar, trânsito. Uma série de agentes que precisam ter acesso à localização da berlinda em tempo real, além das pessoas. Principalmente para poder se planejar com relação aos postos de atendimento, às unidades volantes, às ambulâncias, tudo aquilo que serve de apoio, o aplicativo é usado por esses órgãos para monitorar o andamento real das procissões”, destacou o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, Lourenço Monteiro.

Tecnologia

Como serviço de utilidade pública, a ferramenta tem sistema georreferenciado, em que as coordenadas da berlinda são capturadas por GPS em tempo real e transmitidas para um servidor. “O compromisso é com a prestação do serviço público. Nós disponibilizamos o mapa para as redes de televisão, que é consumido até pelas equipes de reportagem. É um serviço importante num evento de tantas pessoas na rua. Todos que tem um celular conseguem rapidamente consultar”, reforça Lourenço. 
Foto: Ascom/Prodepa
O site é acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, onde é possível acompanhar o trajeto percorrido. Utiliza aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as suas funcionalidades, independente do dispositivo utilizado, computador, tablet ou celular.

Utilizando o serviço de mapa do google, o "Kd a Berlinda?" oferece um indicativo do fluxo de trânsito. A informação desse tráfego, dessa intensidade, também está disponível ao usuário através de cores, indicando a velocidade média nas vias ao redor da procissão. A cor verde indica uma velocidade média acima de 80 km/h; a amarela indica velocidade de 40 a 80 km/h e a cor vermelha, de até 40 km/h.

A ferramenta ‘trajetos fáceis’ auxilia o usuário a ir de um ponto a outro, não necessariamente onde a berlinda esteja. Considerado um aplicativo nativo, é possível fazer o download direto da loja dos aplicativos para o celular, de graça, sem nenhum custo, e com um ícone já abrir direto no mapa para visualizar onde está a berlinda.

Outras seis romarias, que serão realizadas após o Círio: Ciclorromaria, Romaria dos Corredores, Romaria da Juventude, Romaria das Crianças, Procissão da Festa e o Recírio, também contarão com o serviço, abrangendo as 12 procissões e totalizando mais de 140 quilômetros monitorados pela ferramenta.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/