Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Jovem acreano vai representar o Norte na 'Brazil Conference', em Harvard

Jovem acreano vai representar o Norte na 'Brazil Conference', em Harvard
Com apenas 18 anos, o jovem Jackson Viana já é um veterano no meio literário do Acre. Sua trajetória de sucesso agora vai ganhar proporções internacionais, pois ele irá representar a Região Norte na 'Brazil Conference at Harvard & MIT', que será realizado nos Estados Unidos, neste ano.

Veja também: Universidade do Estado do Amapá lança edital para o Vestibular 2019 com 600 vagas

“Mais do que qualquer honraria, é uma grande responsabilidade, porque fui selecionado entre jovens líderes também muito atuantes. E sei que preciso me esforçar para fazer mais do que o esperado, para que essa oportunidade não se torne somente uma realização pessoal e eu consiga representar os jovens do meu estado”, contou.

O acreano foi escolhido entre mais de 7 mil jovens líderes universitários para ser um dos dez embaixadores que participarão das discussões do evento. Viana acredita que essa conquista se dá graças a seu trabalho com os jovens escritores do Acre.
 
Foto: Angela Peres/Agência Acre 
“Me sinto muito feliz pela confiança que me foi depositada e o reconhecimento ao meu trabalho, o qual desde muito jovem realizo com muito esforço e fé em bons resultados”, ressaltou.

Jackson fundou a Academia Juvenil Acreana de Letras (Ajal), na época com 14 anos de idade. Em 2017 seus escritos extrapolaram as fronteiras regionais e o colocaram em 2º lugar a nível nacional do Prêmio Moutonnée de Poesia.

Para o universitário, participar do congresso significa mais que uma projeção internacional. Segundo ele, é uma forma de resgatar os sonhos e as esperanças de outros estudantes nortistas que precisam ser ouvidos.

Literatura: Professor do Pará lança livro sobre a relação entre desmatamento da Amazônia e pobreza

Da escola pública para o mundo

Viana estudou todo o ensino básico nas escolas públicas do Acre, e ainda criança começou a escrever contos e poesias. “Desde pequeno, sempre gostei muito de ler e assistir ficção na televisão. Aos oito anos, comecei a escrever contos e poesias e, já aos 12, resolvi publicar o meu primeiro livro”, lembrou.

Desde então, sua vida tem sido dedicada ao universo literário. “Aos 13 anos eu, sozinho, idealizei a AJAL. Aos 14 anos fundei e me tornei presidente da mesma, para que outros jovens com o dom da escrita pudessem ter a oportunidade de ter seu trabalho reconhecido e valorizado”, disse.

Foto: Arquivo/SEE

Apaixonado por textos clássicos, o nortista conta que entre suas referencias estão escritores consagrados como Olavo Bilac e Vinícius de Moraes. Sua grande inspiração é a autora Glória Perez. “Sempre gosto de reafirmar que, talvez se não existisse a Glória, eu não teria acreditado que poderia me tornar um escritor. O fato dela escrever para Globo e ser acreana sempre me motivou bastante”, revelou.

Viana concluiu o ensino médio em 2017, na Escola Estadual José Rodrigues Leite, e atualmente é acadêmico de direito da Faculdade da Amazônia Ocidental. Além disso, ainda ocupa o cargo de presidente da AJAL.

Resultado preliminar do Programa Bolsa Idiomas 2019 é divulgado; confira a lista

Brazil Conference

A Brazil Conference é uma iniciativa da comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade brasileira. Tem como missão estabelecer um espaço plural para o debate e criação de ideias sobre o futuro do Brasil. Este ano vai ser sediada, em abril, nas Universidades de Harvard e MIT, em Boston, Massachusetts.

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/