Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Itamaraty diz que jornalistas brasileiros presos na Venezuela foram soltos

Itamaraty diz que jornalistas brasileiros presos na Venezuela foram soltos
Os dois jornalistas brasileiros da TV Record detidos no sábado  (11) na Venezuela já foram liberados e saíram do país vizinho no domingo (12), informou o Ministério das Relações Exteriores. O horário da soltura não foi informado. O Itamaraty deve se manifestar em nota sobre o episódio.

Os jornalistas Leandro Stoliar e Gilson Souza foram presos no sábado no estado de Zulia, no norte da Venezuela, aproximadamente às 12h do horário local. A equipe foi detida pelo Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) junto a dois ativistas venezuelanos, José Urbina e María Jose Túa. Segundo a ONG Transparência Venezuela, os jornalistas brasileiros investigavam denúncias de suborno por parte da construtora Odebrecht no país vizinho.
O jornalista Leandro Stoliar foi preso no Estado da Zulia. Foto: Reprodução/Facebook
O Itamaraty informou que acompanha o caso desde ontem e que acionou a embaixada e o consulado brasileiros em Caracas, para auxiliar os brasileiros.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) repudiou 'veementemente' a ação do governo venezuelano em nota. “Tal decisão é abominável e digna apenas de regimes ditatoriais que não aceitam o livre exercício da imprensa e temem a verdade”, afirma o comunicado. Segundo a Abratel, todo o equipamento e o material jornalístico produzido pela equipe foram apreendidos.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/