Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Itacoatiara é uma das pequenas cidades mais desenvolvidas no Brasil

MANAUS - Com pouco mais de 97 mil habitantes, Itacoatiara é um importante pólo agropecuário da região Norte e fica a 271km da capital do Amazonas. Recentemente, a cidade foi destaque na revista nacional, Exame, como uma das pequenas cidades mais desenvolvidas no Brasil. A lista das pequenas cidades mais desenvolvidas do país foi organizada pela revista de circulação nacional, baseada em dados do PIB per capita, esperança de vida ao nascer, taxa de analfabetismo e população estimada. Itacoatiara ficou em 28º lugar no ranking ficando atrás de algumas cidades como Paulinia (SP), Vinhedo (SP) e Sorriso (MT).

Pedra pintada símbolo de Itacoatiara na orla da cidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de ItacoatiaraHistoria
Itacoatiara é uma cidade repleta de história e tem moradores de fala mansa habituados com a vida pacata do interior. O nome da cidade significa em dialeto índigena “Pedra pintada ou listada”, uma menção a um artefato arqueológico encontrado no solo da região. De acordo com o historiador Francisco Gomes da Silva, a pedra, bem como outras encontradas na orla da cidade, é um objeto com inscrições rupestres e representações de figuras antropomorfas gravadas no período pré-histórico.A história da cidade também está presente na arquitetura. Quem passeia pela orla, consegue ver construções antigas e prédios históricos, que lembram a batalha naval de 1932. Na época uma luta foi travada entre navios constitucionalistas de São Paulo e rebeldes contra o governo de Presidente Vargas. Os rebeldes conseguiram tomar Parintins, mas Itacoatiara foi salva.
Cidade
Na economia, Itacoatiara se destaca pela produção agropecuária. O enorme porto graneleiro da cidade chama a atenção. Seu principal serviço é a exportação de soja produzida no cerrado mato-grossense através de hidrovias. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda per capita da cidade é de R$11.681,96.
Outro grande bastião econômico do município é o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani). O evento acontece desde 1984 e atrai milhares de pessoas da Amazônia brasileira e internacional. A celebração cultural conta com artes plásticas, contadores de estórias, artesanato, cinema, teatro, gastronomia, caricatura, dança, oratória, música, ornamentação, futsal, futebol society, voleibol, handebol, xadrez e dominó.
Segundo relatório de infraestrutura da Confederação Nacional dos Municípios (CNMN), em 2010, a cidade possuía 24.700 domicílios entre apartamentos, casas, e cômodos. Desse total, 11. 608 eram imóveis próprios, sendo 24.645 próprios já quitados, 207 em aquisição e 1.871 alugados. Além disso, conta com uma boa taxa de esperança de vida: 73 anos. As taxas de analfabetismo também são baixas. São 9,1% para uma população acima de 15 anos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade é mediano. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários: 1

Edilson Rocha em Domingo, 19 Dezembro 2021 18:03

O governo tem que investir no município trazendo indústria ou abrindo soluções para instalação de portos , já que a cidade tem tudo para ser uma cidade portuária devido os grande calado do rio Amazonas e principalmente na frente de Itacoatiara, basta querer ! O linhão está aí.

O governo tem que investir no município trazendo indústria ou abrindo soluções para instalação de portos , já que a cidade tem tudo para ser uma cidade portuária devido os grande calado do rio Amazonas e principalmente na frente de Itacoatiara, basta querer ! O linhão está aí.
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/