Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Instituto Mamirauá abre inscrições para curso de certificação em contagem de pirarucus

Instituto Mamirauá abre inscrições para curso de certificação em contagem de pirarucus
Para fazer a pesca sustentável do pirarucu, a cada ano é necessária a contagem de quantos peixes existem no lago. O resultado dessa conta define a quota, que é o número de pirarucus a serem pescados por temporada. E não existe contagem sem um bom pescador e pescadora treinados na técnica. Para isso, o Instituto Mamirauá oferece a “Certificação de Contadores de Pirarucu”, cuja edição 2018 está com inscrições abertas. Interessados em participar da certificação podem se inscrever até o próximo dia 05 de outubro. Acesse aqui e confira o edital, disponível no site do instituto.

“O treinamento é voltado exclusivamente para pescadores que já atuam como contadores e que foram aprovados no curso de aplicação da metodologia de contagem de pirarucu” informa a equipe do Programa de Manejo de Pesca (PMP) do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).


Foto: Divulgação

A “Certificação de Contadores de Pirarucu” vai acontecer de 22 de outubro a 01 de novembro de 2018 na Reserva de Desenvolvimento Sustentável, estado do Amazonas. A ação é financiada pela Fundação Gordon and Betty Moore.

Como funciona a certificação

A certificação é um teste que avalia se os pescadores são capazes de realizar a contagem de pirarucus com qualidade. É a avaliação prática da habilidade do pescador em contar o peixe em lagos fechados. A contagem é feita visualmente por pescadores, no momento que o pirarucu sobe à superfície para “respirar”, momento conhecido como “boiada”.

Ao final da contagem, é feita a captura de todos os pirarucus do lago, usando uma rede de arrasto, e a somatória. Comparando o número real com o que foi contado por cada participante, é feita avaliação. As pescadoras e pescadores que tiverem uma margem de erro abaixo de 30% são aprovados na certificação.

Com base nos dados fornecidos na contagem, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estabelece a quota anual de pesca de pirarucus para o manejo, que é 30% do total de peixes contados.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/