Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Inscrições abertas para o Jornada Amazônia 2020, o curso com dez dias de imersão na floresta

Inscrições abertas para o Jornada Amazônia 2020, o curso com dez dias de imersão na floresta

Viver durante dez dias seguidos uma experiência de imersão na floresta amazônica, às margens do Rio Negro e convivendo e aprendendo sobre sustentabilidade e natureza com moradores de uma comunidade ribeirinha é o objetivo do Jornada Amazônia 2020, um curso desenvolvido pela Amazônia-Edu, a plataforma de educação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que acontece entre 20 e 29 de março do ano que vem, numa comunidade situada no interior do Amazonas. As inscrições para participar já estão abertas e vão até 2 de outubro.

Conhecimentos tradicionais sobre cuidados com a floresta e com os rios e um debate sobre quais estratégias e soluções são possíveis para desenvolver sustentavelmente a região são algumas das etapas do Jornada Amazônia, curso que alcança a terceira edição em 2020. “Teremos especialistas em Amazônia ensinando sobre sustentabilidade num contexto global, meio ambiente e populações da floresta”, explica Letícia Garcia, gerente do Programa de Soluções Inovadoras (PSI) da FAS.

Foto: Dirce Quintino/FAS

O curso inicia em Manaus, a capital do Amazonas, e continua pelos dias sequentes na comunidade do Tumbira, situada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, no município de Iranduba, a cerca de 80 quilômetros da cidade. É no Tumbira que a FAS promove diversas ações voltadas para conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria de qualidade de vida das populações ribeirinhas e indígenas.

Jornada Amazônia

Todo o curso é dividido em três momentos. O primeiro é sistêmico, onde o aluno aprende conceitos sob uma visão global do tema. O segundo momento é o comunitário, onde os atores sociais envolvidos, como moradores da comunidade Tumbira, repassam conhecimentos tradicionais. O terceiro é o momento pessoal, quando os participantes da Jornada Amazônia trocam saberes entre si e desenvolvem capacidades de liderança propondo, inclusive, soluções para desafios vividos na Amazônia. Durante o curso, os alunos ficam hospedados em alojamentos coletivos ou em casas de comunitários.

Entre os professores do Jornada Amazônia estão a líder comunitária e artesã Izolena Garrido, moradora do Tumbira; o empresário de turismo e líder comunitário Roberto Brito, também do Tumbira; a jovem liderança ribeirinha Odenilze Ramos, da comunidade do Carão; a conhecedora da sabedoria ribeirinha Terezinha Macedo, do Tumbira; o superintendente-geral da FAS e especialista em Amazônia, mudanças climáticas e manejo florestal, Virgílio Viana; e o professor e especialista em meio ambiente e contabilidade de São Paulo, José Roberto Kassai.

Amazônia-edu

A Jornada Amazônia é um curso de imersão que faz parte da plataforma de educação da FAS, o Amazônica-Edu, focada em educação experiencial para desenvolver sustentavelmente a região e onde são oferecidos treinamentos e capacitações para pessoas e organizações através de trabalhos de campo, estudos de caso e troca de conhecimento entre comunidades tradicionais e especialistas.

Todo o processo de aprendizagem do Jornada Amazônia é desenhado por uma equipe de facilitadores que também atua durante o curso. Ao final, os interessados em criar e implantar projetos com soluções e estratégias para desenvolver sustentavelmente a região amazônica poderão contar com o apoio da FAS.

Foto: Dirce Quintino/FAS

Como se inscrever

Para participar do Jornada Amazônia os interessados precisam ter no mínimo 18 anos, ser de diversas áreas e efetuar inscrição no site www.amazonia-edu.org/jornada até 2 de outubro. Apesar de ocorrer no meio da floresta amazônica, um local rodeado de belezas naturais, o curso não tem a intenção de ser um passeio turístico, mas uma imersão educativa na realidade local, somada a um processo de aprendizagem. Os custos da participação e da hospedagem no curso são repassados no ato de inscrição.

Comunidade Tumbira

Localizada no município de Iranduba, a cerca de 80 quilômetros de Manaus, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, a comunidade Tumbira reúne aproximadamente 40 famílias que mantém conhecimentos e práticas tradicionais e, ao mesmo tempo, desenvolvem ações de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável por meio de projetos e programas coordenados pela FAS, com apoio do Fundo Amazônia/BNDES, Bradesco, Coca-Cola Brasil e Samsung.


Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/