Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Inpa abre inscrições para programa de iniciação científica

Inpa abre inscrições para programa de iniciação científica
Foto:Divulgação/Inpa
Vivenciar de perto a ciência na área em que deseja atuar em um centro de referência mundial nos estudos da biodiversidade amazônica. Essa é uma das oportunidades que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC) oferece aos estudantes de graduação de Manaus. As inscrições começaram nesta segunda-feira (05) e seguem até o dia 20 de março.

A novidade deste ano fica por conta da inscrição, que será feita pelos orientadores (pesquisadores do Inpa) via Internet, através do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), no endereço https://sei.mctic.gov.br. O Edital nº 001/2018 com a relação de documentos e o passo a passo da inscrição está disponível no Portal Inpa ou clicando aqui.

De acordo com a coordenadora de Capacitação do Inpa, Beatriz Ronchi, os graduandos interessados devem procurar os possíveis orientadores do Inpa para que trabalhem juntos na elaboração do projeto. As grandes áreas atendidas pelo Programa são Ciências Exatas, da Terra e Engenharia; Ciências Biológicas; Ciências Agrárias e Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Essas áreas estão subdividas em 13 subáreas.

“O programa busca iniciar os graduandos na carreira científica, descobrindo e treinando novos talentos para a ciência. Aqui no Inpa, nos últimos anos, mais de 40% dos estudantes que fizeram iniciação cientifica entraram para o mestrado”, revelou Ronchi.

Podem participar do programa os estudantes de graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior da cidade de Manaus, públicas ou privadas, e cursos compatíveis com as áreas de abrangência do edital.

Para a pesquisa do Inpa Maria Teresa Fernandez Piedade, que orienta iniciação científica desde 1993, com uma média de dois alunos de IC por ano na última década, uma das principais contribuições do programa para o estudante é a oportunidade que ele tem de vivenciar qual é a contribuição da ciência no campo de conhecimento que ele está abraçando.

“O biólogo, por exemplo, tem uma ampla gama de atividades durante a graduação, muitas delas teóricas. Entretanto, ao fazer a iniciação científica ele tem a oportunidade de aprofundar mecanismos científicos, métodos e dogmas dessa área de conhecimento. Então, é um refinamento e um direcionamento muito importantes que a instituição está oferecendo”, contou Piedade, coordenadora do Grupo de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas (Peld/Maua).

Por enquanto não há um número definido de bolsas. A expectativa da coordenação é que sejam pelo menos mantidas as cotas de bolsas, no total de 170, pelas agências fomentadoras, que são o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Até julho deve sair a definição, mês para o qual está prevista a divulgação do resultado final.

A implementação das bolsas deve acontecer até 15 de agosto, mas dependerá dos critérios do CNPq e Fapeam. Atualmente o valor das bolsas do PIBIC/CNPq e do PAIC/Fapeam é de R$ 400,00.

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Apoio Técnico (Didat), localizado no Campus I, alojamento 2 ou pelo telefone 92 3643-3147/ 3149. O Inpa fica na Avenida André Araújo,  2931, Petrópolis, zona Sul de Manaus.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/