Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Inpa abre inscrição para curso de imersão na floresta

Inpa abre inscrição para curso de imersão na floresta
Uma semana imersos na floresta amazônica. Assim ficarão professores da rede pública e privada de ensino durante a 15ª edição do curso 'A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões'. A capacitação é promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) e do Laboratório de Manejo Florestal (LMF) do Inpa, no âmbito do ICT – Madeiras da Amazônia – CNPq/ Fapeam.

O curso acontecerá de 8 a 14 de outubro na Reserva de Floresta Experimental (ZF-2), situada no Km 50 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). As inscrições começam nesta segunda-feira (11) e vão até o dia 30 de setembro. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas. O curso é gratuito.

Com aulas teóricas e práticas, o curso vem contribuindo na formação continuada de professores, compartilhando conhecimentos científicos a partir do aprofundamento de questões ecológicas e socioambientais, tendo a floresta amazônica como eixo central. Em 14 anos de curso, os profissionais do Inpa já formaram mais de 300 professores. O curso também resultou em um livro de mesmo nome.

Foto: Divulgação/Inpa

Segundo uma das coordenadoras do curso, a tecnologista do Inpa Genoveva Azevedo, o feedback que o curso trouxe no decorrer dos anos é muito positivo. “Há professores que retornam e relatam que por conta do curso se motivou, ficou inspirado e buscou se especializar cada vez mais”, diz Azevedo, acrescentando que o conteúdo adquirido pelos professores é socializado no dia a dia na sala de aula com os alunos.

O curso possui carga horária de 80 horas e, ao término, os professores receberão certificados. O conteúdo do curso é voltado à Amazônia atual, a floresta e mudanças globais, biodiversidade, fauna e flora associados, recursos hídricos, solos, sociodiversidade, produtos florestais e extrativismo, educação ambiental e vivências pedagógicas.

As vagas oferecidas são para professores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada de ensino (capital e interior) que estejam ministrando, preferencialmente, as disciplinas de biologia, ciências, geografia, física e química. O curso será ministrado por um corpo docente formado por pesquisadores de várias áreas de conhecimento, estudantes de pós-graduação, bolsistas de pesquisa e técnicos do Inpa.


Os interessados devem fazer as inscrições presencialmente no Lapsea, situado no Campus I do Inpa, sala 1 (pavilhão ao lado do Restaurante). Podem solicitar a ficha de inscrição pelos e-mails: , . Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92)3643-3145 ou 3643-3361, no horário comercial (8h às 12h e das 14h às 18h).

As Secretarias de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) e Municipal de Educação (Semed) são apoiadoras do curso.

Requisito para participação

Além de ser professor da rede pública ou privada atuando em sala de aula e não ter participado de outras edições do curso, não ter a titulação de mestrado ou doutorado; precisa ter disponibilidade para passar uma semana fora de casa.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/