Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Indústria quer evitar perdas ao Polo Industrial de Manaus com reformas

Indústria quer evitar perdas ao Polo Industrial de Manaus com reformas
Em reunião com os empresários e parlamentares amazonenses, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) apresentou a proposta da Reforma Tributária, que está em sua relatoria, em que prevê a extinção de nove impostos, entre eles o ICMS, e a criação de dois que são o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e o Imposto Seletivo.O texto propõe a unificação de tributos, descartando a possibilidade de diferenciação de alíquotas entre os Estados, reduzindo as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM), fato que preocupa a classe empresarial do Estado. O relator da reforma disse que está disposto a discutir as particularidades e encontrar alternativas para o modelo industrial junto aos empresários e aos representantes da bancada amazonense do Congresso Nacional.As discussões em âmbito Estadual serão direcionadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A reunião aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) na tarde de ontem (16).
Foto: Walter Mendes / Jornal do Commercio
Hauly é o relator da Comissão Especial da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a ideia é simplificar o atual sistema, permitir a unificação de tributos sobre o consumo e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto sobre os mais pobres. O parlamentar ainda explicou que o projeto também objetiva aumentar gradativamente os impostos sobre a renda e sobre o patrimônio e melhorar a eficácia da arrecadação, com menos burocracia. 
De acordo com o deputado, o crescimento econômico do país depende de uma reengenharia do sistema tributário e a constituição de uma plataforma tecnológica. Ele destacou que o sistema tributário é uma das principais causas do elevado índice de mortalidade empresarial e defendeu a a simplificação do sistema.
“O Brasil errou quando optou por não criar um IVA e decidiu criar três tributos, um no município, um na União e outro que é o maior que é o ICMS. A reforma tributária já poderia ter sido feita. É preciso focar na reforma tributária, que trata do Estado com a sociedade e garante recurso e a geração de emprego”, disse. “Não há solução individual nem para empresa, nem para o município, e nem para o Estado. É preciso ser um agente único. O Brasil precisa ser competitivo. Temos que ter tecnologia no sistema tributário. No caso da ZFM, precisamos encontrar uma alternativa sem prejudicar o modelo”, completou.
Para o secretário da Sefaz, Alfredo Paes, a discussão sobre o assunto é relevante ao considerar que o PIM (Polo Industrial de Manaus) é responsável por 50% da arrecadação do Estado. Ele salienta que a luta pela definição de alíquota diferenciada para o Amazonas é necessária.
  “Não queremos favores, mas benefícios. Precisamos manter o PIM intacto porque ele concentra 50% da nossa arrecadação. Não queremos impor nada ao país, mas precisamos encontrar caminhos para que o modelo ZFM tenha continuidade”, disse.
Na avaliação do vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, é necessário pleitear o enquadramento da ZFM nas cláusulas da reforma tributária. Ele destaca que é preciso trabalhar para manter a atratividade do Polo Industrial de Manaus (PIM). 
“A atualização do sistema tributário é necessária para que as empresas possam estar inseridas no mercado globalizado. Nosso país tem um ‘amontoado’ de impostos que exigem altos custos dos contribuintes, o que demanda elevados custos em gastos com pessoal e horas consumidas nos processos de apuração e recolhimento dos impostos que acabam sendo repassados aos preços dos produtos e serviços. Esperamos que o relator da proposta, junto aos deputados da bancada amazonense o Governo do Estado se unam para trazer ideias sobre a melhor forma de enquadrarmos o modelo ZFM a essa mudança. Não podemos ficar de fora porque estamos contemplados pela Constituição Federal do Brasil”, enfatizou o empresário.
Segundo o deputado federal Pauderney Avelino (DEM), a reforma é necessária e urgente. Porém, é preciso trabalhar com foco na justiça fiscal, também, para o contribuinte. Ele afirma que o modelo ZFM é complexo e que vai lutar, junto aos demais parlamentares, para proteger a continuidade do modelo.
“Precisamos buscar elementos para resolver os problemas que estamos vivendo e trazer de volta a confiança dos investidores e a segurança política e jurídica para a população brasileira e os investidores. Temos que buscar a justiça fiscal também para o contribuinte que trabalha para fazer o país andar. O modelo é complexo mas vamos encontrar saídas para trabalhar no sentido de protegê-lo”, comentou.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/