Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Indígenas do Amazonas disputam campeonato de tiro com arco na Guatemala

MANAUS - Os atletas indígenas Dream Braga e Gustavo Santos foram convocados para representar o Brasil no torneio internacional World Archery Americas. O campeonato de tiro com arco acontece entre os dias 6 e 14 de março de 2016, na Guatemala. É a primeira competição internacional da qual os atletas do Projeto Arquearia Indígena do Amazonas, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), irão participar. A dupla tenta ainda vaga na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
Indígenas do tiro com arco amazonense sonham com a Olimpíada do Rio. Foto: Divulgação/FAS
A convocação da dupla veio após resultado positivo na seletiva para os Jogos Olímpicos em Maricá, no Rio de Janeiro, no início deste mês. Quatro atletas amazonenses participaram da competição. Na categoria juvenil, Gustavo Santos se classificou em segundo lugar e Dream em terceiro. Além dos dois, integrarão ainda a delegação brasileira os atletas Lugui Barroso Cruz, Marcos Vinicius Oliveira, Inaia Rossi e Ana Clara Machado.
“Esta vaga na competição da Guatemala é resultado de muito treino e esforço. Seguimos agora o trabalho para conseguir uma boa classificação”, disse Gustavo após a convocação. Esta é a primeira vez que atletas amazonenses, indígenas ou não, competem no World Archery Americas.
Antes de seguirem para o torneio internacional, a dupla e os demais atletas do Projeto Arquearia Indígena do Amazonas participam ainda de outras seletivas para a Olimpíada de 2016. Uma próxima competição deve ser realizada em janeiro.
Promessa, Dream Braga foi o primeiro indígena do tiro com arco a ganhar repercussão nacional. Foto: Divulgação/Projeto Arquearia IndígenaEnquanto Dream e Gustavo seguem para a Guatemala, outro indígena amazonense também disputará um torneio internacional de tiro com arco. Nelson Silva, atual campeão brasileiro de duplas mistas, vai competir na cidade de Phoenix, no Arizona, também em 2016.
Sobre o projeto
O Projeto Arquearia Indígena do Amazonas tem o objetivo de contribuir para a popularização da arquearia e fortalecer a imagem e autoestima das populações indígenas da Amazônia. O projeto é uma iniciativa da FAS e pretende colaborar para a formação de atletas de alto rendimento e o fortalecimento da equipe brasileira de tiro ao arco para competições locais, nacionais e internacionais, incluindo a Olimpíada do Rio, em 2016.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/