Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Incêndio destrói 300 hectares em entorno de parque no Mato Grosso

Incêndio destrói 300 hectares em entorno de parque no Mato Grosso
Incêndio já destruiu 300 hectares no entorno do Parque Gruta da Lagoa Azul, em Nobres. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Mato Grosso
Um incêndio iniciado na segunda-feira (10) já destruiu aproximadamente 300 hectares de vegetação no entorno do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, localizado no Distrito de Bom Jardim, município de Nobres, a 151 km de Cuiabá (MT). O fogo é combatido pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), do Corpo de Bombeiros.

O incêndio chegou a atingir uma pequena parte da área dentro do parque, mas foi contido e está no entorno da reserva, segundo informou ao G1 Mato Grosso o tenente-coronel Paulo André Barroso, comandante do BEA.

Onze bombeiros atuam no combate às chamas nesta quinta-feira (13). Eles contam com duas caminhonetes e equipamentos para o combate a incêndios florestais (bombas costais, abafadores, enxadas). O sinistro foi detectado por imagens de satélite e os bombeiros fizeram sobrevoos para identificar a área afetada pelas chamas.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) diz que o incêndio teria começado em uma área de assentamento vizinha ao parque. Os bombeiros avaliam a possibilidade de enviar uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para ajudar na operação.

Incêndios recorrentes

O Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, que abriga uma região montanhosa, está localizado no município de Nobres, no Assentamento Rural Coqueiral/Quebó, na região Médio-Norte do Estado. Com mais de 12 mil hectares, o local é considerado um santuário ecológico que recebe todos os dias centenas de turistas que estão à procura de mergulhos em cavernas.

Um incêndio, em agosto de 2015, destruiu 25% da área no Parque Gruta da Lagoa Azul. Em outro ‘episódio’, em agosto de 2009, outro incêndio destruiu 80% do parque.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/