Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Hospital Metropolitano vai incentivar a doação de sangue em Belém

Hospital Metropolitano vai incentivar a doação de sangue em Belém
O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, inicia na próxima quarta-feira (20), sua campanha anual de incentivo à doação de sangue. Este ano, a unidade organizou uma gincana entre seus funcionários a fim de estimular doações para um dos maiores hospitais de urgência e emergência do Pará.

A competição premiará os três setores que conseguirem o maior número de doadores para a campanha. Uma parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) permitirá que as doações sejam recebidas em um posto, que será montado no portão P1 da unidade.

Foto: Reprodução/Agência Pará

Os três setores vencedores ganharão, cada um, uma cesta natalina e um troféu. Para efeito de controle, a organização da campanha disponibilizará jovens aprendizes para o preenchimento de cartões com a identificação do setor responsável pela captação do doador.

A cada mês, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob um contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realiza cerca de 400 transfusões de sangue.

Desde julho de 2017, a entidade iniciou um protocolo de captação de doação voltado para a sensibilização dos acompanhantes e familiares de pacientes sobre a necessidade de reposição do estoque de sangue do Hemopa.

Uso racional
O corpo clínico também recebe orientações para o uso racional de sangue, como forma de diminuir a demanda. Com o protocolo, a unidade tem por meta captar o equivalente à metade do número de doações que recebe mensalmente.

Em outubro, a meta de 50% foi superada com a captação de 220 doações em nome do HMUE. Para o Hospital Metropolitano, houve um salto de 66 captações, em janeiro de 2017, para 220 em outubro, acumulando 1.214 doações em 10 meses do ano.

O trabalho de orientação para doação de sangue é desenvolvido pela Agência Transfusional do Hospital Metropolitano. O setor atua 24 horas por dia com médicos e enfermeiros para atender a demanda por procedimentos transfusionais.

Captação de doações

Os familiares e acompanhantes recebem orientação da equipe do Hospital Metropolitano sobre a importância da doação de sangue, além de material educativo. Os possíveis doadores são encaminhados ao Hemopa, onde informam o nome do usuário internado e o nome do hospital para onde a doação será destinada.

Podem doar sangue pessoas acima de 16 anos e com peso superior a 50 quilos. É necessário apresentar documento de identidade original com foto. Não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. Os homens podem doar sangue a cada dois meses, e as mulheres, a cada três.

Serviço: Campanha de doação de sangue do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência - Rodovia BR-316, KM-03, Ananindeua (PA) – Portão P1 (entrada pela Passagem São Pedro). Dias 20 e 21 de dezembro, das 09 às 16 h.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/