Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Governador José Melo fala sobre as mudanças da gestão em 2017

Governador José Melo fala sobre as mudanças da gestão em 2017
Durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), na manhã desta quarta-feira (10), o governador José Melo (PROS) falou com a imprensa sobre as principais ações do Estado para 2017. Entre os assuntos abordados por Melo estavam a criação da Matriz Econômica Ambiental, a importância da BR-319 para o crescimento do Amazonas, e as mudanças estruturais nas secretarias do Estado.

Melo chegou cedo no Salão Rio Amazonas e a coletiva de imprensa aconteceu em uma área reservada para evitar manifestações de populares. Em 2016, durante a Mensagem Governamental, um manifestante atirou notas falsas de R$ 100 em Melo. Na ocasião, o governador e o vice, Henrique Oliveira eram suspeitos de compra de votos na eleição de 2014.
Melo falou sobre mudanças para 2017 durante coletiva de imprensa. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia 
Melo iniciou a coletiva falando sobre as obras na BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. "Precisamos avançar para construir um Amazonas Melhor, temos tanto potencial, mas é necessário que criemos um meio mais ágil de chegar aos grandes centros, e a BR-319 é uma das maneiras que encontramos de viabilizar isso. Para solucionar todas as questões ambientais criamos a Matriz Econômica Ambiental", comentou.

A parte mais crítica da rodovia é o chamado 'trecho do meio', entre os quilômetros 250 e 655,7. As autoridades agora estudam saídas para que a fauna e flora da região não sejam afetadas. "A preocupação do Governo mediante a essa obra é o trecho do meio envolve a maior biodiversidade existente no nosso estado, em relação ao quesito animais silvestres. Lá é um verdadeiro berçário de animais, por isso não podemos tomar atitudes agressivas", afirmou o governador.

Segundo Melo, o trecho do meio será envelopado, ou seja, serão colocadas grades de proteção em todos os 400 quilômetros da área. O governador anunciou intervenções verticais, além de túneis em alguns pontos para que os animais possam atravessar a estrada sem perigo. Todo o trajeto será monitorado por câmeras de segurança, e o Exército Brasileiro será responsável pela segurança do perímetro. Outra prioridade do governador é auxiliar as mais de 600 famílias que moram na Região. "Vamos implantar um projeto de desenvolvimento sustentável para que essas famílias se tornem guardiãs daquela floresta", destacou.
Melo participou da abertura dos trabalhos da Aleam. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia 
Restruturação

A influência da Matriz Econômica Ambiental também será sentida na restruturação das secretárias. De acordo com Melo, a Secretaria de Estado de Planejamento Ciência e Tecnologia (Seplancti) será desmembrada e passará a ser a Secretaria de Geodiversidade e Ciência e Tecnologia. “Vou fazer ajustes finos nas outras secretarias, agrupando determinados serviços e excluindo outros. O destaque vai para a Secretaria de Produção, ela vai ser uma das mais requeridas dentro do modelo da matriz ambiental”, explicou.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/