Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Garimpo ilegal é fechado em Aripuanã, no Mato Grosso

Garimpo ilegal é fechado em Aripuanã, no Mato Grosso
Foto: Divulgação/Polícia Civil do Mato Grosso
As polícias Civil e Militar do Mato Grosso, em parceria com o sistema penitenciário, fecharam um garimpo clandestino no município de Aripuanã. Um total de 21 pessoas que foram flagradas revirando o solo em busca de metais preciosos foram presas na quarta-feira (19).

Aproximadamente dez alqueires de floresta amazônica foram devastados. Segundo reportagem do G1 Mato Grosso, foram apreendidas cinco motos, uma amostra de ouro em pó, balança de precisão e uma escavadeira hidráulica. A área explorada ilegalmente fica a aproximadamente 18 quilômetros da cidade.

Os presos foram autuados por associação criminosa, destruição de floresta nativa, extração ilegal de recursos naturais e espulho possessório. Em razão da soma das penas ser maior que quatro anos, não foi arbitrada fiança.

Os garimpeiros foram surpreendidos pela polícia quando separavam as pedras maiores de uma parte da área, enquanto outros as lançavam nos lavabos grandes de madeira para purificá-las em porções menores, com o uso de motores bombas.

Os policiais também viram uma escavadeira hidráulica sendo usada para revirar o solo e o subsolo, além de outros garimpeiros batendo areia em busca de metais preciosos. A Polícia Civil informou que vai acionar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para autuação administrativa.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/