Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Futsal do Amazonas decide campeões de 2015 na Arena Amadeu Teixeira

MANAUS – O futsal adulto do Amazonas vai conhecer os dois campeões da temporada 2015 nesta terça-feira (27). Estrela do Norte e Sesi/Salcomp decidem o título do futsal feminino a partir das 19h, com transmissão do canal Amazon Sat. Em seguida, por volta de 20h, Abílio Nery e Grêmio Alvorada fazem a final do masculino. As partidas decisivas acontecem na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus.
Estrela do Norte (cinza) e Salcomp/Sesi (vermelho) fazem a final do Amazonense Feminino de Futsal. Foto: Divulgação/Emanuel Mendes Siqueira
Os campeões amazonenses de futsal garantem vaga na Taça Brasil de Futsal em 2016. O Abílio Nery representou o Amazonas na Taça Brasil de Futsal Masculino deste ano. Já o Estrela do Norte, atual campeão no feminino, ainda disputará a Taça Brasil em 2015 - o evento não tem data definida.
Estrela do Norte e Sesi/Salcomp reeditam a final de 2014 no estadual adulto feminino. No ano passado, o Estrela venceu por 4 a 2 e conquistou o primeiro título de sua história no futsal amazonense.
As duas equipes avançaram para a final deste ano com alguma facilidade. O Estrela goleou o Ninho de Águias na semifinal por 4 a 0, com direito a dois gols de Letícia Lima. Já o Sesi/Salcomp, comandado por Ronélia Viana, aplicou 5 a 0 no São Raimundo. Bárbara Letícia foi a destaque do jogo, com dois gols.
Salcomp e Estrela do Norte são as forças do futsal feminino do Amazonas na atualidade. Foto: Divulgação/Emanuel Mendes Siqueira
Na fase inicial, Estrela do Norte e Salcomp se enfrentaram no dia 29 de setembro, no Sesi. Quem levou a melhor foi o Estrela, vencedor da partida por 3 a 2. No entanto, a liderança da fase de classificação ficou com o Sesi/Salcomp.
Firme na disputa pelo bicampeonato, o Estrela do Norte está invicto em 2015: são oito vitórias e dois empates em dez partidas. A equipe não perde há 22 jogos e, só neste ano, também foi campeã da Taça Nelson Mathias e ficou em terceiro lugar na Copa Rede Amazônica de Futsal.
A comissão técnica do Estrela conta com o retorno dos professores Breno Freitas (técnico), Sonny Ferreira e Diego Duarte. No último sábado (24), o trio conquistou o título da terceira divisão do futsal nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB's), em Uberlândia (MG), com o time masculino do Ifam.O Sesi/Salcomp é outra equipe de tradição do cenário amazonense. O time foi campeão da Taça Nelson Mathias em 2014, onde venceu o Ninho de Águias. A equipe ainda disputará a final da Copa dos Rios de Futsal neste ano. Adivinha quem será o adversário? Isso mesmo, o Estrela do Norte. O duelo já se tornou um 'clássico' nas quadras locais.
O presidente da Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFs), Tharcísio Anchieta, enaltece o equilíbrio e a evolução do futsal feminino no Amazonas. Ele lembra que a modalidade por muitos anos foi dominada pelo Ninho de Águias, que neste ano sequer chegou na final. "A gente saiu de um time pra ter pelo menos quatro forças no adulto feminino [Estrela, Salcomp, Ninho de Águias e São Raimundo], fora o Recanto da Criança que faz um ótimo trabalho na base", destacou.
Final do masculino
A categoria masculino também pode ter um bicampeão consecutivo: o Abílio Nery. Na semifinal, a equipe despachou o Unidos do Alvorada por 4 a 1. Curiosamente, no ano passado, o Abílio conquistou o título justamente em uma vitória sobre o Unidos da Alvorada (2 a 1).
Abílio Nery é o atual campeão do Amazonense Adulto Masculino de Futsal. Foto: Divulgação/Emanuel Mendes Siqueira
Na final deste ano, outro time do bairro Alvorada está no caminho do Abílio: é o Grêmio Alvorada, que passou pela Tuna Luso na semifinal em uma vitória emocionante por 6 a 5. "Curiosamente, essas equipes [Abílio e Grêmio Alvorada] não fizeram as melhores campanhas da primeira fase. Isso mostra o equilíbrio do campeonato", afirmou Tharcísio Anchieta.
Organização
A FAFs assumiu os custos de quadro móvel e segurança da Arena Amadeu Teixeira para realizar a final. Por conta da crise financeira, o Governo não cedeu o espaço de forma gratuita. "A gente entende a situação, todos estão com dificuldades. Desde 2014 a nossa federação não recebe repasse da Confederação Brasileira de Futsal [CBFS]", disse Tharcísio.
O presidente também revelou ao Portal Amazônia que, no intervalo das finais do feminino e do masculino, a seleção amazonense de futsal de surdos fará uma exibição na Arena Amadeu Teixeira. A equipe foi campeã da Copa do Brasil e recentemente disputou o Campeonato Brasileiro da modalidade, em São Paulo.
A federação espera um público de dois a três mil espectadores para as finais na Arena Amadeu Teixeira. "No ano passado a gente lotou o Sesi. Nesse ano, a gente conseguiu alugar a Arena Amadeu Teixeira depois de tanto sofrimento, tantos pedidos. Nós juntamos a final do masculino e do feminino justamente para reunir todo o público do futsal amazonense", justificou Tharcísio Anchieta.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/