Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Funcionários da Rede Amazônica se mobilizam para doação de sangue

Funcionários da Rede Amazônica se mobilizam para doação de sangue
Funcionários do grupo Rede Amazônica participaram de uma campanha interna de doação de sangue na manhã desta quarta-feira (22), em Manaus (AM). A ação comandada pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) objetivava conseguir pelo menos, mil bolsas de sangue para a época de Carnaval, período em que aumenta a demanda de sangue nos hospitais da cidade.
O 'Morcegão' estacionou na Rede Amazônica. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
A subgerente da coleta externa do Hemoam, Eleonora Araújo, afirma que é importante manter o estoque de sangue do Hemoam sempre cheio, principalmente nos períodos festivos. “Nosso objetivo com a campanha é garantir toda a demanda transfusional do Estado, porque a nossa área de cobertura é grande e muitas vezes trabalhamos no limite. É importante que as pessoas façam a doação, principalmente nesta época do ano quando a gente percebe um aumento na demanda dos hospitais”, afirmou.

A auxiliar do núcleo de sustentabilidade do Amazon Sat, Taciana Bahia, fez o dever de casa e pesquisou sobre a importância de doar sangue. “Com uma doação a pessoa pode salvar até quatro vidas, então se a gente conseguir conscientizar os funcionários já é de grande ajuda para os hospitais da cidade. Acho a ação importante também para aproximar a empresa das instituições, como por exemplo, o Hemoam”, disse.

Se você deseja doar e mora próximo ao Studio 5 Mall, o 'Vampirão' estará no centro comercial nesta quinta-feira (23), a partir das 9h. Caso não consiga, você também podem procurar a Fundação Hemoam funciona de segunda a sábado das 8h às 18h, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada. 
Funcionários da Rede Amazônica doaram sangue. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Quem pode doar
O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/