Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

França anuncia novo apoio à acolhida de venezuelanos em Manaus

França anuncia novo apoio à acolhida de venezuelanos em Manaus

A Embaixada da França no Brasil assinará, nesta segunda-feira (04), uma nova doação à Cáritas Brasil, com o objetivo de apoiar a situação de acolhida dos refugiados e migrantes venezuelanos em Manaus.

O evento será realizado às 18h na sede da Cáritas, no Centro, e contará com a presença do embaixador da França, Michel Miraillet, do vice-presidente da Cáritas, Pe. Alcimar Araújo, de representantes da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), além de autoridades municipais, estaduais e representantes da sociedade civil.  

Com o aporte francês e o apoio do ACNUR, a Cáritas realizará ações de integração local e fomento de iniciativas empreendedoras para refugiados e migrantes na cidade. Mais de 1,1 mil venezuelanos estão morando em abrigos geridos pelos governos municipais, estaduais e sociedade civil, e no total, mais de 16 mil já solicitaram oficialmente refúgio localmente, segundo dados da Polícia Federal.  

Criada em fevereiro de 2018 pelo Governo Federal, a Operação Acolhida tem o apoio de agências da ONU, como o ACNUR, e organizações da sociedade civil, como a Cáritas Brasileira. A iniciativa operacionaliza a assistência emergencial para o acolhimento de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela em situação de maior vulnerabilidade. A resposta é dividida em três eixos principais: ordenamento de fronteira, abrigamento e interiorização.  

Sobre a Cáritas Brasileira 

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. Tem apoiado a acolhida de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil. 

Sobre o ACNUR 

O ACNUR protege e ajuda refugiados e populações apátridas em todo o mundo. A agência conta com quase 12 mil funcionários e está presente em cerca de 130 países. No Brasil, o ACNUR atua em cooperação com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) e em coordenação com os governos federal, estaduais e municipais, a sociedade civil e o setor privado.


Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/