Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Força Nacional atuará na BR-163, no Pará

Força Nacional atuará na BR-163, no Pará
Os agentes do Ibama que atuam na região paraense da rodovia BR-163 contarão, a partir de agora, com o apoio da Força Nacional para fiscalizar ilícitos ambientais em segurança. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) inicialmente, os 100 homens destacados atuarão no município de Novo Progresso, às margens da Floresta Nacional do Jamanxim. A ação foi garantida pela Portaria nº 597 do Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26).
Foto:Divulgação/MMA
A operação pretende contribuir no apaziguamento dos conflitos às margens da BR163, segundo o ministro do Meio Ambiente substituto, Marcelo Cruz. "É importante fortalecer a presença do Estado não só com os órgãos de fiscalização ambiental, mas com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e, agora, com os homens da Força Nacional", disse.

A Portaria do MJ foi fruto de solicitação do MMA ao Departamento da Força Nacional de Segurança Pública nas ações de combate aos ilícitos ambientais na Amazônia. O Ibama contará com a Força Nacional para preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas envolvidas e o patrimônio da União, em ações de combate ao desmatamento, à extração de madeira e ao garimpo ilegais.

“Nosso objetivo é voltar a reduzir o desmatamento na Amazônia e contribuir para o cumprimento da meta de redução dos gases de efeito estufa assumida pelo Brasil perante a Convenção do Clima”, ressaltou o diretor do Departamento de Floretas e Combate ao Desmatamento, Jair Schmitt. Ele destaca que a inciativa faz parte do eixo do fortalecimento do monitoramento e controle do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/