Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Abril 2024

FMT convoca voluntários para testes da vacina contra Dengue, em Manaus

FMT convoca voluntários para testes da vacina contra Dengue, em Manaus
A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), está convocando voluntários de 7 a 17 anos para participar dos testes da vacina contra a Dengue, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan. A FMT-HVD é um dos 14 centros de pesquisa escolhidos para executar esta que é a terceira e última fase dos estudos sobre a vacina, antes que ela possa ser submetida à Agência Nacional de Vigilância em Sanitária (Anvisa) para registro.

De acordo com a diretora presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, a fase de teste da vacina da Dengue iniciou em junho de 2016, em Manaus e estavam sendo vacinados apenas adultos. Agora, serão apenas crianças a partir de 7 anos e adolescentes até 17 anos.

Foto: Reprodução/Shutterstock

Segundo Joabi Nascimento, pesquisador da FMT que  coordena a equipe que está acompanhando o estudo, no início da fase testes os voluntários estavam sendo escolhidos através de sorteio, no cadastro de pacientes acompanhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Virgílio, localizada no bairro Amazonino Mendes, zona Norte da cidade. Porém, desde setembro do ano passado, o estudo passou a abranger voluntários de qualquer área da cidade. 

Joabi Nascimento ressalta que os  agentes comunitários contratados pelo projeto estão fazendo visitas nas casas dos bairros próximos à UBS, para explicar detalhes sobre o estudo. Ele informa que  esses agentes estão todos identificados, usando  uniformes na cor verde com logomarca da FMT-HVD e do Instituto Butatan, bem como crachás de identificação.

Os voluntários que se propuserem a participar do estudo assinarão termo de livre consentimento, com todas as informações sobre o processo de acompanhamento. No caso das crianças e adolescentes é preciso a autorização do pai e da mãe.





Onde?

A vacinação está ocorrendo na UBS Arthur Virgilio Filho, localizada na travessa 10, 3015, bairro Amazonino Mendes. Às segundas-feiras o atendimento é de 13h às 17h. De terça a sexta-feira, é de 7h30 às 11h e de 13h às 17h. Aos sábados é de 8h30 às 12h30. Quem quiser tirar dúvidas sobre o estudo ou agendar uma visita pode ligar para os números 99342-8407 e 99383-3407.

Em todo o País, os testes deverão abranger a vacinação e o acompanhamento de 17 mil voluntários, distribuídos em 13 cidades, de 12 estados, nas cinco regiões brasileiras. Em Manaus, o estudo prevê a vacinação de 1,2 mil voluntários, que serão acompanhados por um período de 5 anos, para verificar a eficácia e a duração da proteção da vacina.  A previsão é que os 1,2 mil voluntários estejam todos vacinados em até um ano.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/