Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Faixa Azul, exclusiva para ônibus, volta a funcionar neste sábado em Manaus

Faixa Azul, exclusiva para ônibus, volta a funcionar neste sábado em Manaus
A Prefeitura de Manaus segue com as orientações ao motoristas que trafegam pela faixa exclusiva para transporte coletivo nas avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Mário Ypiranga Monteiro (Recife) até esta sexta-feira (22) sobre a mudança que começará a valer a partir do sábado (24), em que as referidas avenidas foram liberadas para dar fluidez ao trânsito, após uma cratera se abrir na avenida Djalma Dutra, em março deste ano.

A efetiva fiscalização e multas serão feitas a partir do sábado (24), nos condutores que trafegarem pelas faixas exclusivas para ônibus.

Para o superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Coronel Franclides Ribeiro, a reativação da faixa exclusiva atende às determinações da Lei de Mobilidade Urbana. “A Prefeitura de Manaus cumpre a lei que prioriza o transporte coletivo e os passageiros do sistema. A faixa exclusiva oferece mais velocidade aos ônibus, facilita o trajeto dos coletivos e, por isso, proporciona mais qualidade de vida aos usuários”, assegurou.

Segundo a prefeitura, após o final das intervenções e adequações no trânsito da zona Centro-Sul, o corredor voltará a beneficiar os mais de 400 mil usuários que utilizam os ônibus da faixa exclusiva.

De acordo com sinalização instalada, a faixa exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, das 4h às 22h. Aos sábados, de 4h ao meio-dia. E, nos domingos e feriados, a faixa fica liberada para todos os veículos.

Preferência

Nos dias e horários de funcionamento, a faixa exclusiva deve ser utilizada por ônibus, táxis, veículo especial/fretamento, veículos de transporte de tropa e equipamento bélicos das forças armadas, veículos guincho em efetivo serviço de remoção, além de veículos de urgência, emergência e operacionais, devidamente identificados.

O condutor que circular na faixa exclusiva fora dos horários e dias permitidos comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/