Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Ex-vice-ministro do Peru aceita ser preso por caso Odebrecht

Ex-vice-ministro do Peru aceita ser preso por caso Odebrecht
Jorge Cuba aceitou se entregar à Justiça peruana. Foto: Reprodução/Governo do Peru
O ex-vice-ministro de Comunicações do Peru Jorge Cuba aceitou se entregar à Justiça de seu país, onde é alvo de um mandado de prisão preventiva por suspeita de envolvimento em um caso de corrupção ligado à empreiteira brasileira Odebrecht.Integrante do segundo governo do ex-presidente Alan García (2006-2011), Cuba é acusado de ter recebido propina da construtora para direcionar a licitação referente às obras da linha 1 do metrô de Lima, capital do Peru.

Há uma semana, a Sala Penal Nacional determinou a prisão preventiva do ex-vice-ministro por um período de 18 meses e emitiu uma ordem de captura internacional contra ele, que se encontra nos Estados Unidos.

"Depois de ter analisado minha situação, estou me colocando à disposição, e quero deixar muito claro que não fugi do país. Saí sem nenhum tipo de impedimento e quero me colocar à disposição da Justiça para ajudar em tudo o que for necessário", afirmou Cuba à emissora 'América Televisión'.

Contudo, o jornal 'La República', citado pelo site 'Infolatam', publicou que o político havia sido localizado em Miami pelo FBI enquanto tentava realizar uma transação financeira. Em seguida, as autoridades dos Estados Unidos teriam feito um acordo com a Procuradoria do Peru para cancelar o visto de Cuba e expulsá-lo imediatamente.

De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, a Odebrecht pagou cerca de US$ 29 milhões em propinas no país latino entre 2005 e 2014. Recentemente, o governo peruano anunciou a intenção de impedir a empreiteira de participar de novas licitações.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/