Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Estrela do Norte é bicampeão consecutivo do futsal feminino do Amazonas

MANAUS - O Estrela do Norte é o campeão da temporada 2015 do Campeonato Amazonense de Futsal Adulto Feminino. Assim como no último estadual, a equipe da Zona Leste de Manaus venceu o Sesi/Salcomp na decisão: 3 a 2, de virada. Este não apenas é o bicampeonato consecutivo do Estrela, como também é o segundo título estadual da história do clube, profissionalizado em 2014.
Estrela do Norte comemora bicampeonato estadual de futsal. Foto: Divulgação/Emanuel Mendes Siqueira
A final aconteceu nesta terça-feira (27), na Arena Amadeu Teixeira, com transmissão do canal Amazon Sat. A maioria dos torcedores era do Estrela do Norte, clube sediado no bairro São José 3, na Zona Leste de Manaus - uma das faixas da torcida inclusive exibia os dizeres 'Gigante da ZL'.
Com a bola rolando, o Estrela do Norte teve as melhores chances nos primeiros minutos. Despretensiosamente, a goleira Andrea acertou um chute na trave. Em seguida, Karen Barros recebeu de Letícia Lima e bateu pro gol, mas a goleira Linda, do Sesi/Salcomp, fez uma linda (sem trocadilhos) defesa.
O Sesi/Salcomp demorou para 'entrar' no jogo, mas foi clínico em sua primeira oportunidade de gol. Valssiria cobrou lateral nos pés de Ana Paula, que completou para o fundo das redes: 1 a 0 Salcomp.
Valssiria foi a grande destaque do Salcomp na etapa inicial. Com senso de organização e visão de jogo, a fixa criou todas as chances de perigo da equipe. Em uma delas, Valssiria cruzou forte e Klissia completou pra fora. Pouco depois, a mesma Valssiria arriscou um chute de fora da área, mas a bola passou longe do gol.
As oportunidades desperdiçadas pelo Sesi/Salcomp fizeram falta. A pivô Tainá Miranda, do Estrela do Norte, deu um lindo corte na marcadora dentro da área e finalizou rasteiro. A bola passou debaixo das pernas da goleira Linda, da Salcomp: 1 a 1 em falha clamorosa da arqueira.
Tainá Miranda (à esq.) comemora o primeiro gol do Estrela do Norte no jogo. Foto: Divulgação/Emanuel Mendes SiqueiraO empate durou pouco tempo. No lance seguinte, Valssiria arriscou de longe, a bola desviou em Tainá e a goleira Andrea nada pôde fazer: 2 a 1 Sesi/Salcomp.
Vinda do banco de reservas, Brito teve duas grandes oportunidades de fazer o segundo gol do Estrela. Na primeira delas, a jogadora tentou uma cavadinha e a bola foi pra fora. Em seguida, ela protagonizou ótima jogada individual e parou na defesa da goleira Linda.
Num erro de Tainazinha dentro da área, Bárbara Letícia quase marcou o terceiro gol do Sesi/Salcomp. Já o Estrela do Norte quase consegue o empate em chute de Letícia Lima, mas Linda espalmou para escanteio. O primeiro tempo terminou com vantagem de 2 a 1 para o Sesi/Salcomp.

Após um primeiro tempo alucinante, o nível técnico da partida caiu abruptamente no segundo tempo. Em uma das poucas chances no início do jogo, Tainá Miranda chutou cruzado e Linda evitou o empate do Estrela do Norte.
Virada e bicampeonato
Na metade da etapa final, o Estrela conseguiu o empate em um lance pitoresco. A goleira Andrea chutou do campo de defesa e Linda, mal posicionada, acabou encoberta pela bola: 2 a 2. Festa da torcida da Zona Leste, que voltou a fazer barulho na Arena Amadeu Teixeira.
O gol de Andrea colocou fogo na partida. O Sesi/Salcomp por pouco não recuperou a vantagem. Daiane fez grande jogada e serviu Valssiria, que deixou a marcadora no chão e bateu de perna esquerda pra fora.
O Estrela do Norte também teve uma grande chance de conseguir a virada. Em tiro livre direto, a artilheira Karen Barros bateu pro gol e Linda ficou só olhando, mas a bola saiu rente a trave.
Mas a virada estava a caminho. Em novo tiro livre direto, Tainazinha tomou distância e bateu forte, sem chances para Linda: 3 a 2 para o Estrela. A jogadora comemorou efusivamente o gol. Em lances anteriores, Tainazinha havia comprometido alguns contra-ataques do Estrela, o que gerou reações de reprovação da torcida e das próprias companheiras de time.
Em desvantagem no placar pela primeira vez, o Sesi/Salcomp quase conseguiu o empate em um tiro livre direto. Ana Paula buscou o canto esquerdo da goleira Andrea, mas a bola passou rente ao gol.
Em outra grande oportunidade do Sesi/Salcomp, brilhou a estrela de Andrea. Após chute de Ana Paula na trave, a arqueira evitou o gol em finalização de Bárbara Letícia.
Mas a melhor chance do empate veio quando Karen Barros cometeu falta infantil em Ana Paula dentro da área: pênalti para o Sesi/Salcomp. A artilheira do Estrela do Norte recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulsa e saiu de quadra ofendendo a arbitragem.
Com dez gols no Campeonato Amazonense, Bárbara Letícia foi para a cobrança que poderia manter o Sesi/Salcomp com esperanças de título. No entanto, a camisa 15 errou a mira e bateu pra fora no último lance do jogo. O Estrela do Norte sagrou-se bicampeão consecutivo do Amazonense de Futsal Feminino.
Após o apito final, um incidente lamentável esquentou os ânimos: Karen Barros retornou à quadra, xingou as jogadoras do banco do Sesi/Salcomp e motivou a ira das atletas adversárias. Os ânimos foram acalmados pelas outras jogadoras do Estrela do Norte, que protagonizaram uma bonita festa na Arena Amadeu Teixeira, apesar da indisciplina de Karen.Profissionalização e títulos
Fundado em 2 de julho de 1997, o Estrela do Norte vem colhendo bons frutos desde a profissionalização no futsal, no ano passado. Além do bicampeonato amazonense, a equipe também é a atual campeã da Taça Nelson Mathias, ficou em terceiro lugar na Copa Rede Amazônica de Futsal neste ano e está na final da Copa dos Rios de Futsal, justamente contra o Sesi/Salcomp.Balanço da temporada
A Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFs) fecha a temporada com 26 competições, 443 jogos e 1529 gols no ano. No Campeonato Amazonense Feminino, a artilharia ficou com Fabiana, do Ninho de Águias, autora de 16 gols.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/