Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Especial Copa Amazonas: Nacional Borbense

MANAUS – Dizem que o erro é a melhor forma de aprendizagem. E o Nacional Borbense está disposto a mostrar que aprendeu com os deslizes no último Campeonato Amazonense, onde flertou com as últimas colocações, para brilhar na Copa Amazonas. O clube do município de Borba aposta em uma equipe majoritariamente formada por atletas amazonenses, diferente do que ocorreu no estadual.
A comissão técnica do Borbense foi renovada para a Copa Amazonas. Treinador da equipe sub-20, Alberone assumiu o comando da equipe principal. Roberley Assis, ex-treinador do Rio Negro, assumiu os cargos de auxiliar técnico e preparador físico da equipe.
Os erros de planejamento no primeiro semestre ainda estão vivos na memória. O diretor de futebol do Borbense, Mário Ivan, avalia que o clube errou ao trazer diversos jogadores de outros Estados para o Campeonato Amazonense. “Nós importamos 16 ou 17 jogadores. Eram bons, mas sem comprometimento com o clube e a cidade. Isso causou um mal estar e tivemos que administrar isso pra terminar bem o campeonato. Hoje nós entendemos que precisamos importar, mas a base deve ser local”, revelou.
Mesmo com apenas dois anos de profissionalização, o Borbense sonha alto na Copa Amazonas. O time quer a vaga na Copa Verde e Mário Ivan projeta até mesmo enfrentar Remo ou Paysandu na competição nacional em 2016. “Ganhar a Copa Amazonas seria um feito enorme pra um clube do interior do porte do Borbense. Eu sonho em pegar um clube do porte do Remo e do Paysandu e levar pro nosso município de Borba. Seria um jogo histórico para o nosso povo”.
O Nacional Borbense foi a última equipe a iniciar os treinos para a Copa Amazonas - apenas no dia 28 de setembro. Isto também se deve ao fato do clube ser o último a estrear na competição. A equipe folga na primeira rodada e só entra em campo no próximo dia 17, contra o Manaus.
Juventude e experiência
O grande reforço do Borbense para a Copa Amazonas é um velho conhecido: o atacante Jefferson, artilheiro do Camaleão no Amazonense deste ano com 12 gols. O lateral-esquerdo Alberto, ex-Princesa do Solimões, é outro dos reforços que chegaram ao clube. O elenco atualmente conta com 22 jogadores.
A equipe de Borba também apresenta jovens talentos do time que disputou o último Campeonato Amazonense Sub-20. Sete jogadores foram promovidos por Alberone, justamente o treinador do time júnior na ocasião. O meia Romarinho, o volante Cleiton Júnior e o centroavante Brendo devem ser inclusive titulares da equipe na Copa Amazonas. O zagueiro Marquinhos e o atacante Gabriel também estão entre os promovidos.
“Tive a oportunidade de trazer pro profissional esses sete jogadores da base, até porque fizeram um bom trabalho. Dentro da minha visão eles vão dar uma boa resposta não só agora, mas também no ano que vem. A Copa Amazonas vai ser um laboratório pra esses jogadores”, valorizou Alberone em entrevista ao Portal Amazônia.
Outro entusiasta do futebol de base, o auxiliar Roberley Assis revelou diversos jogadores no Rio Negro em 2015, entre eles Ronan e Lucas Peteca. Ele exalta a criação da Copa Amazonas com prioridade para os jovens jogadores. “Fora do nosso Estado existem muitas competições sub-23, mas aqui não tinha. Essa competição vem pra mostrar esses atletas que ainda não chegaram na sua maturação ideal, mas que podem fazer um bom campeonato e se empregar no mundo do futebol”, opinou.
Esquema tático
O responsável por defender a meta do Borbense será Pablo, com passagem por Rio Negro e Penarol. A lateral-direita é composta por Lucas, nascido município de Autazes, enquanto Alberto ocupa a ala esquerda. A zaga é formada por Kleitão e o garoto Kenny, oriundo dos juniores do Sul América.
Os volantes da equipe são Elton, ex-São Raimundo, e o jovem Cleiton Júnior, da base do time de Borba. Mais à frente aparecem Lucas Pinheiro, que disputou o estadual pelo Iranduba, e o promissor Romarinho. O ataque é formado por Jefferson, artilheiro da equipe, e o jovem Brendo, autor de cinco gols no Amazonense de Juniores. Danúbio também briga pela vaga no ataque ao lado de Jefferson.Especial Copa AmazonasA última parte do 'Especial Copa Amazonas' será sobre o Operário, representante de Manacapuru na competição. O Portal Amazônia, o canal Amazon Sat e a rádio CBN Amazônia trazem informações diárias sobre a competição.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/