Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Especial Copa Amazonas: Manaus Futebol Clube

MANAUS – A base como prioridade. Este é o lema do Manaus Futebol Clube, um dos postulantes ao título da Copa Amazonas de Futebol. O Gavião do Norte aposta na base vice-campeã estadual sub-20 para conquistar a segunda vaga do Amazonas na Copa Verde de 2016. Jovens promessas de outros clubes locais também reforçam o time, enquanto o novo treinador, Igor Cearense, é um especialista em trabalhar com pratas da casa.

A nova política do clube foi estimulada por uma mudança na diretoria: Patrícia Serudo, ex-Penarol, foi eleita a nova presidente do Manaus. A mandatária não hesitou em trazer consigo o técnico Igor Cearense, bicampeão com o Penarol na categoria infantil entre 2013 e 2014.

Mas o Gavião do Norte já havia dado um importante passo na formação de jogadores antes da chegada de Serudo e Igor. O clube é o atual vice-campeão amazonense sub-20, onde foi superado pelo Fast. Diante do formato da Copa Amazonas, onde apenas quatro jogadores acima de 22 anos podem ser escalados, a diretoria promoveu nada menos do que 17 jovens da base para o time principal. A seleção aconteceu em conjunto por Igor Cearense, o auxiliar Garanha e o restante da diretoria.

Além dos pratas da casa, o Manaus ainda ganhou o reforço de duas promessas do futebol amazonense. Sem surpresa, ambos vieram do Penarol, ex-clube de Serudo: o meia Leozinho, 19, ex-camisa 10 do time itacoatiarense; e o também meia Rivelino, de apenas 16 anos, revelado pelo Penarol nos jogos finais do último campeonato estadual.

“O Leozinho é uma aposta do nosso clube. Ele ainda tem idade pra jogar mais um ano de juniores. E o Rivelino ainda está no primeiro ano de juvenil e tem muita coisa pela frente, mas é um garoto que já tem condições de ser titular do time profissional”, disse Patrícia Serudo ao Portal Amazônia. O lateral-direito Pelezinho, outro atleta sub-23, também foi contratado.

A presidente aposta na expertise de Igor Cearense com jogadores da base para surpreender na Copa Amazonas. Nos tempos de Penarol, por exemplo, o treinador foi o responsável por descobrir o promissor Jackie Chan, do Fast, no município de Barcelos. “O Igor sabe trabalhar muito bem a base. A primeira coisa que eu falei pros nossos jovens foi que eles vão terminar o campeonato de um jeito diferente de como começaram. E falo isso pelo Igor, que sabe extrair muito do atleta”.O treinador mostra contentamento com o projeto e exalta a importância da base na equipe. “Quando a diretoria me chamou pra elaborar esse trabalho, eu já fui falando sobre a base. E hoje nós temos 17 atletas da base com condições de ser titulares. Não fomos vice-campeões juniores à toa”, afirmou.

O Manaus também contratou reforços pontuais para auxiliar as jovens promessas. O zagueiro Fábio Gomes, o volante Filipe Cristiano e o atacante Tety são alguns deles, todos homens de confiança de Serudo dos tempos de Penarol. O atacante Claílson, ex-São Raimundo, e o goleiro Jonathan, que disputou o Campeonato Amazonense pelo Manaus, também integram o time.Esquema táticoA força do Manaus para a Copa Amazonas reside no quarteto ofensivo formado por Leozinho, Clailson, Tety e o jovem Purá, das categorias de base do clube. O time conta com um jogador experiente em cada setor do campo: Jonathan no gol (os goleiros não estão incluídos no limite de idade), Fábio Gomes na zaga, Filipe Cristiano no meio e Clailson e Tety no ataque.Além de Purá, outros jovens da base do Manaus serão aproveitados no time principal, como Gabriel e Paulo Henrique. O promissor Rivelino, oriundo do Penarol, também deverá participar ativamente da rotação da equipe. Em amistoso no dia 1º de outubro, o Gavião venceu o time amador Millerplast por 2 a 0, gols de Purá e Claílson.Especial Copa Amazonas

A quarta e penúltima equipe a ser apresentada no 'Especial Copa Amazonas' será o Nacional Borbense. O Portal Amazônia, o canal Amazon Sat e a rádio CBN Amazônia trazem informações diárias sobre a competição que vai agitar o segundo semestre do futebol amazonense.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/