Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Especial Copa Amazonas: Holanda

MANAUS – O Holanda marca o seu retorno ao futebol profissional na Copa Amazonas de Futebol. O time de Rio Preto da Eva já viveu momentos de glória no futebol amazonense, especialmente entre 2008 e 2009, onde foi campeão estadual e disputou a Série C do Campeonato Brasileiro. O time está em pré-temporada para a Copa Amazonas há um mês e apresenta diversas novidades, entre elas o treinador Alencar Viana, oriundo de Minas Gerais.

O Holanda é a única equipe da Copa Amazonas que não disputou a elite do futebol profissional em 2015. O clube retoma as atividades sob nova direção: após a renúncia de Paulo Radin no início do ano, Leão Braúna foi aclamado no último dia 26 de setembro como novo presidente do 'Laranja Mecânica'.

A equipe de Rio Preto da Eva disputou três amistosos antes da Copa Amazonas. Foram duas vitórias por 1 a 0 e outra por 3 a 0, todas contra equipes amadoras do Estado. Após uma pré-temporada de 25 dias em Manaus, o clube já retornou à sua casa e só volta para a capital amazonense em dias de jogos.

O elenco do Holanda conta com jogadores conhecidos no futebol local, como o atacante Elson Bala, ex-Nacional Borbense e Sul América. O também atacante Iorran, campeão sub-20 do Campeonato Amazonense e da Copa Norte pelo Fast, é outra cara nova do time.

A outra parte do plantel é formada por jogadores indicados pelo treinador Alencar Viana. Um deles é o volante Vaca, que trabalhou com o treinador no futebol acreano em 2012, pelo Alto Acre. O meio-campista Cleberson, com passagem pelo Ipatinga, é outro jogador que promete ganhar destaque. Menção honrosa para o goleiro titular Lucas, eleito o melhor arqueiro da Série C do Campeonato Carioca pelo Arraial do Cabo.

Jeito 'mineirinho'

Alencar Viana tem uma proposta clara quanto ao estilo de jogo do Holanda: propor o jogo com a bola, marcação intensa sem ela. “Procuro implementar o trabalho de Minas Gerais, que se assemelha ao dos gaúchos. O futebol hoje é intensidade, não se joga mais só com a bola no pé. E nossos jogadores estão entendendo isso”, observou o treinador.

O comandante também revela que treinar um clube no futebol amazonense era um desejo antigo. “Optei por vir pra cá porque é um lugar onde eu nunca tinha trabalhado e queria muito ter essa oportunidade. Tive uma passagem pelo Acre e gosto da Região Norte. Pretendo fazer um bom trabalho por aqui”.

Esquema tático

O Holanda deve ir a campo na Copa Amazonas no tradicional 4-4-2. O goleiro é o supracitado Lucas. A dupla de zaga é formada por Júnior Costa, revelado por Leão Braúna no extinto Grêmio Coariense, e Leonardo, jovem de 18 anos oriundo do Espírito Santo. O lateral-direito Heitor (18 anos) também veio do Espírito Santo, enquanto Adriano assume a lateral-esquerda.

O experiente Vaca é o 'xerife' do time no meio-campo. Ele forma a dupla de volantes ao lado de Wallison, que disputou a Série C do Campeonato Mineiro pelo União Luziense. No setor de criação aparecem o canhoto Cleberson, tido como um meia de boa qualidade técnica, e o também jovem Gabriel. O ataque formado por Elson Bala e Iorran combina muita velocidade e troca de posições no setor ofensivo.

Especial Copa Amazonas

O próximo time a ser desvendado no Especial Copa Amazonas é o Manaus Futebol Clube. Fique atento!

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/