Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Encontro bilateral resulta na abertura de nova rota terrestre entre Manaus e Lethem

Encontro bilateral resulta na abertura de nova rota terrestre entre Manaus e Lethem
Depois da IV Reunião Bilateral realizada na última quinta-fiera (8) e sexta-feira (9), no Palácio Senador Hélio Campos, com representantes do Brasil e da República Cooperativista da Guiana, ficou acordado entres os dois países a abertura da nova rota terrestre Manaus/Guiana/Manaus.


De acordo com o chefe da Assessoria Técnica para o Transporte Internacional de Cargas e de Passageiros da (ANTT) Agência Nacional de Transportes Terrestres, Noboru Ofugi, a necessidade nasceu de uma demanda crescente de pessoas do Estado de Manaus em busca de transporte para o País vizinho.


“Estamos aqui em Roraima imbuídos de criar as condições necessárias para criar a efetiva implantação do Acordo que existe desde 2005 entre o Brasil e a Guiana. Criamos a linha de Manaus a Lethem e resta agora o trabalho complementar que é habilitar as empresas para fazer a operação”, esclareceu.





Outro ponto debatido e acordado foi a questão do transporte de cargas entre os dois Países. No encontro foi discutido sobre os documentos de trânsito necessários para o tráfego entre os dois Países.


Também foram debatidos assuntos como a Inspeção Técnica Veicular, uso do cinto de segurança e tacógrafo, e questões relacionadas à habilitação do condutor, bem como viagem ocasional em circuito fechado sobre a troca de informações referente às autoridades de transporte (nome, cargo, correio eletrônico e telefones) para futuras comunicações.


De acordo com a secretária interina de Assuntos Internacionais, Ilaine Henz, as implementações no acordo abrem oportunidades no setor comercial e também no setor turístico.


“Ele abre oportunidades para empresários, empreendedores. Do ponto de vista econômico nós vamos ter uma interação muito grande entre os dois Países. Do ponto de vista turístico nós teremos grandes oportunidades porque, de fato, realmente o roraimense conhece muito pouco da Guiana e o povo da Guiana conhece muito pouco Boa Vista, inclusive o Estado de Roraima”, explicou.
Foto:Divulgação

Para finalizar o encontro, os representantes do Brasil e da Guiana assinaram a ata como forma de consolidar as implementações feitas na reunião.


A reunião contou com a presença de representantes da FenSeg (Federação Nacional de Seguros), PRF (Polícia Rodoviária Federal), Secretarias do Governo de Roraima e representantes do governo da Guiana.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/