Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Empresa vai usar balões para levar internet a regiões remotas da Amazônia Peruana

Empresa vai usar balões para levar internet a regiões remotas da Amazônia Peruana

A empresa Loon, subsidiária da Alphabet e ‘irmã’ do Google, assinou um acordo com o programa Internet Para Todos Perú (IpT) para usar balões de alta altitude a fim de expandir o acesso à internet em regiões da Amazônia Peruana. As companhias buscam providenciar o serviço para clientes da Telefónica no Perú em 2020.

Foto: Divulgação/Projeto Loon

Loon e IpT vão trabalhar juntos para atender partes da região de Loreto, uma das maiores e mais remotas regiões do país, disponibilizando cobertura de internet mobile a clientes da Telefónica. Conforme o Osiptel, regulador de telecomunicações peruano,  a conexão de internet em Loreto é 100 vezes mais fraca que em Lima.

O projeto Loon é uma tecnologia de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais.

Estações no solo se conectam à infraestrutura local de internet e enviam sinais aos balões. Os balões se comunicam entre si, formando uma rede de comunicação no céu. As pessoas se conectam à rede de balões por meio de uma antena especial de internet instalada em suas casa, que é capaz de enviar e receber sinais dos balões que sobrevoam a área.

Os balões do projeto Loon têm um diâmetro de 15 metros. Eles são feitos de um plástico muito fino com três milímetros de espessura e são de material biodegradável. Acompanham um painel solar que fornece energia para os sistemas eletrônicos, uma caixa no qual inclui rádios, antenas, um computador de voo e um sistema de controle de altitude.

Foto: Divulgação/Projeto Loon

No Perú, graças ao IpT, mais de 800 mil pessoal vivendo em 5,3 mil comunidades rurais têm acesso à internet. O objetivo com o projeto Loon é conectar outras 30 mil comunidades até 2021.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/