Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Empresa do Amazonas cria jogo ao estilo do RPG para ensinar matemática

MANAUS - Quem disse que a matemática não pode ser divertida? Através do concurso INOVApps, do Ministério das Comunicações, a empresa do Amazonas 'Flying Saci' entrou em fase de produção do game educacional 'Matemagos' que promete mostrar a temida matéria escolar de uma forma divertida e dinâmica. Em entrevista ao Portal Amazônia, os desenvolvedores destacam a importância de usar os meios tecnológicos a favor da educação. 
A ideia do 'Matemagos' surgiu durante o doutorado em Design Estratégico, do desenvolvedor Sylker Teles. "Estudei na Universidade de Kyushu, no Japão, e o projeto começou a ganhar forma com a minha tese para a conclusão do doutorado", contou. Durante a pesquisa, Teles percebeu que a principal deficiência no campo educacional no Brasil eram nas matérias de Português e Matemática. "Nos dados que eu coletei, os piores índices eram nessas duas matérias, então como sou bom em matemática puxei para esse viés", revelou. 
Jogo mistura contas de matemática e RPG. Foto: Divulgação
Quando começou a desenvolver o projeto do game, o desenvolvedor pensou na atração dos jovens pela tecnologia e apostou no que será exclusivo para as plataformas IOS e Android. "Grande parte das crianças e jovens têm acesso a um celular e aplicativos. Submeti o projeto ao concurso e acabamos contemplados, porque o protótipo que desenvolvi para a defesa do mestrado precisava de mudanças, então o recurso para desenvolver o game deveria ser maior", disse Teles. Ensinar de forma lúdica
O Matemagos é um jogo baseado em cartas e voltado para o ensino da matemática. O jogador precisa resolver uma operação matemática enquanto ao fundo da tela acontecerá uma batalha no estilo RPG, dependendo da resposta, o seu time ganhará a batalha ou não. A produtora também pretende entrar em contato com o Ministério da Educação para criar pacotes específicos e enviar para escolas em todo o País. 
Dinâmica do jogo é um dos diferenciais. Foto: Divulgação
Além de Teles, mais quatro profissionais trabalham no projeto: Willen Athayde (Especialista em Design de Interação), Victor Maxwell (Especialista em Design, Comunicação e Multimídia),  Igor Staub (Design de Games) e Wilker Teles (administrador). Em 2005, o grupo ganhou o concurso Jogos BR, com o game 'Ayri: uma lenda Amazônica'. "Demos um tempo nos projetos, mas agora que o Teles voltou do Japão estamos dando prosseguimento a empresa. O jogo está ficando muito bonito, todo estilizado em 3D. Nosso maior diferencial é ser um jogo educacional, focado na qualidade de desenvolvimento, visual e temática", comentou Willen. 
De acordo Teles, poucos trabalhos de doutorado conseguem virar produto e, até o momento, o desenvolvimento de 'Matemago' segue de forma satisfatória. E se depender da empresa muitas novidades ainda animarão os internautas da Região Norte.  "É muito animador conseguir esses resultados. Estamos com outro projeto e queremos nos especializar em jogos educacionais, o próximo terá como tema a conservação do meio ambiente", adiantou. 

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/