Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Em Rondônia, baladeiras se tornam aliadas do meio ambiente com a ‘Estilingada Ecológica'

Em Rondônia, baladeiras se tornam aliadas do meio ambiente com a ‘Estilingada Ecológica'
Uma atividade desenvolvida com 80 alunos das escolas municipais Mário Quintana e Dirceu de Almeida, em Ariquemes, no Vale do Jamari, em Rondônia, aliou diversão e preservação ao meio ambiente nesta sexta-feira (21). Em comemoração ao Dia da Árvore, o projeto ‘Estilingada Ecológica’ distribuiu, com o uso de estilingues, mais de cinco mil sementes de espécies nativas em áreas degradadas da cidade. As sementes estavam dentro de pequenas bolas feitas com massa de argila.
Foto:Reprodução/Rede Amazônica
De acordo com reportagem publicada pelo G1 Rondônia, a atividade iniciou logo pela manhã no Parque Botânico do município. Os estudantes assistiram a uma palestra sobre a importância das árvores com os benefícios para a saúde humana.

Depois, os alunos seguiram até as margens do igarapé Traíra, localizada no Bairro Jardim Eldorado, acompanhados por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

“O principal fator para a degradação da natureza no ambiente urbano é o homem, essa área estava sendo usada para descarte de lixo e iremos recuperá-la com a função ecológica dela, que é de mata ciliar. Com as primeiras chuvas, as espécies pioneiras vão naturalmente colonizar o meio ambiente”, disse ao G1 o engenheiro florestal, Bruno César Kain.

Munidos com as famosas 'baladeiras', os estudantes arremessaram sementes de Ipê Rosa, Ipê Amarelo, Freijó, Açaí, Jatobá e outras espécies nativas da região.
Foto:Reprodução/Rede Amazônica
“Achei muito legal e gostei muito da iniciativa, pois ajuda bastante o meio ambiente e com as árvores crescendo, ajudará a manter os rios limpos e melhora o ar que respiramos. É muito ruim quando as pessoas desmatam a natureza, pois tiram as casas de vários animais”, disse a estudante Mel Sophia, de 11 anos.

A 'Estilingada Ecológica' é a primeira ação de replantio com a utilização de estilingues no norte do país de acordo com a prefeitura da cidade.
Foto:Reprodução/Rede Amazônica
"Em homenagem ao dia da árvore, resolvemos fazer essa intervenção humana no que os passarinhos fazem com a distribuição das sementes na natureza. Importante envolver as crianças, para que desde cedo, elas tenham essa educação ambiental", disse o prefeito Thiago Flores.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/