Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Em Manaus, voluntários participam do Dia Mundial da Limpeza

Em Manaus, voluntários participam do Dia Mundial da Limpeza
Mais de 80 voluntários se reuniram para retirar o lixo  no Parque do Mindu na tarde desta sábado (21). A ação faz parte da programação do Dia Mundial da Limpeza, realizada simultaneamente em 159 países. A equipe de reportagem do Portal Amazônia acompanhou o grupo de manauaras que decidiram doar um pouco do seu tempo em prol ao meu ambiente.

O Parque do Mindu, localizado na Rua Perimetral, sn - Parque 10, é espaço que conta com várias espécies da fauna e flora da Amazônia. Neste sábado, o local recebeu duas ações de limpeza. Entre os voluntários, pessoas de todas as idades, mas todas com o mesmo pensamento: a preservação do ecossistema da região. O trabalho aconteceu ás margens do Igarapé do Mindu, e mesmo com o calor de 34º C, o grupo retirou do local dezenas de sacos de lixo.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia


O ambientalista José Feitosa trabalha no Parque do Mindu e acompanhou as duas ações de coleta de lixo. Ele que passou todas as regras para os voluntários, como por exemplo, usar luva de proteção e ter cuidado no local onde se está trabalhando. ˜Me traz uma grande satisfação ver a sensibilização que a sociedade tem, infelizmente, nem todo mundo pensa da mesma forma, né? ˜, questionou.

Na opinião de Feitosa, as ações não resolverão os problemas do Igarapé do Mindu, mas é o ponta pé inicial para coisas boas. ˜Os resultados positivos são gerais, e a atividade do grupo Igarapés Limpos está dando certo, a gente percebe que em cada encontro o número de voluntários aumenta, ou seja, a mensagem está chegando nas pessoas certas. Muito precisa ser feito para que o ecossistema encontre um equilíbrio˜, contou o ambientalista.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
 
A ação vespertina no Parque do Mindu foi uma união de forças entre a ONG Green Peace Manaus e o projeto Igarapés Limpos. ˜É uma oportunidade que encontramos para mostrar que a natureza precisa de cuidado. As pessoas vem para a colega de lixo e saem impactadas com o descaso, uma realidade triste, mas que precisa ganhar a consciência da sociedade. As nossa ações tem dado certa, e claro, que não poderíamos ficar de fora do Dia Mundial da Limpeza˜, contou o criador do Igarapés Limpos, Dan Stump.Voluntários com uma missãoO grupo desceu as escadarias do Parque do Mindu com um foco: colher a maior quantidade de lixo possível. A idade dos integrantes também variavam, mas isso não era um empecilho. Entre novatos e veteranos, a história da servidora pública Ivete Cristina chamou a atenção da nossa equipe. Pela primeira vez, ela fazia um trabalho voluntário e se emocionou ao ver as toneladas de lixos espalhadas. ˜Eu vim do interior e a gente acaba impactada com tanto descaso. Espero que as pessoas reflitam e tentem melhorar˜, falou.E quem disse que uma família não pode ajudar? A dona de casa, Olinda Canhoto, levou os filhos, Beatriz e Eduardo, de 12 e 10 anos respectivamente, para revisitarem o Parque do Mindu, mas dessa vez, de uma perspectiva diferente. ˜Quando eles eram mais novos, costumavam vir bastante para aproveitar o fim de semana. Hoje, quis mostrar um pouco da ação do homem sobre a natureza. Costumo orientar os dois para que cuidem e protejam o meio ambiente˜, explicou.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
 
Já o universitário Fernando Bastos participa de várias ações na cidade, e garantiu, que apesar de cansativo, o trabalho vale a pena. ˜Amo usufruir de todas as belezas naturais do Amazonas, então, me sinto na obrigação de ajudar. Costumo dizer que é uma ligação forte, e quero que meus filhos possam aproveitar os igarapés e rios da mesma forma que eu˜, revelou o jovem.Ação GlobalO World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza) é uma ação que teve início na Europa e pode mudar o mundo.  Na ocasião, cerca de 50 mil pessoas se reuniram para limpar a Estônia, em 2008.No Brasil, o movimento Let’s do It! iniciou em 2011 pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do It!, e em 2018 todos os países se uniram para a realização da primeira edição do World Cleanup Day. Já Dia Mundial da Limpeza conta com a mobilização nacional pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do it! e pela Teoria Verde. Em Manaus, o evento é apoiada pela Fundação Rede Amazônica (Fram) através do projeto Consciência Limpa.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/