Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Em Manaus, Rio Negro está a dois metros de alcançar cheia histórica

Em Manaus, Rio Negro está a dois metros de alcançar cheia histórica
Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
O nível do Rio Negro está próximo da marca histórica registrada em 29 de maio de 2012, quando a cota do rio atingiu 29,97 metros em Manaus (AM). A última medição feita no Porto de Manaus, naquinta-feira (20), apontou o nível de 27,95 metros. Segundo a prefeitura, 3,5 mil famílias podem ser afetadas na capital. As informações são do G1 Amazonas.

As zonas Sul e Oeste da cidade são as mais afetadas no período de cheia. Segundo a estimativa da Prefeitura, famílias dos bairros Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Cachoeirinha, entre outros dez bairros, além de 13 comunidades da zona Rural, devem ser afetadas.

Desde a segunda-feira (17), equipes da Operação SOS Enchente 2017, da Prefeitura de Manaus, começaram a atuar em becos e ruas dessas localidades, onde pontes de madeiras começaram a ser construídas para permitir o acesso dos moradores. O trabalho de prevenção conta também com a participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf) e Subsecretaria do Centro Histórico (Subsemch).

A estimativa do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para o Rio Negro é de que, neste ano, a marca atinja os 28,94 metros. No interior do Amazonas, seis cidades decretaram situação de emergência. Em Tabatinga, a cota atual é de 12,45 metros e já tem obrigado os agricultores a mudarem a rotina.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/