Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Em Manaus, campanha entrega mudas de plantas em agradecimento a doadores de sangue

Em Manaus, campanha entrega mudas de plantas em agradecimento a doadores de sangue

Nesta quinta-feira (18), 200 mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais serão entregues aos doadores que participarem da campanha de coleta de sangue promovida pela Prefeitura de Manaus. A iniciativa é coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

 

As mudas que serão entregues aos doadores são uma contribuição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) que tem, entre outros intuitos, o de agradecer pela disponibilidade em dar um pouco de si pelo bem de quem precisa.

Foto: Karla Vieira/Fundo Manaus Solidária 

A coleta será feita no “Vampirão” - Unidade Móvel de Coleta do Hemoam – das 8h às 17h, em frente ao auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, avenida Brasil, Compensa, zona Oeste. As mudas serão entregues somente aqueles que, após a triagem técnica realizada pelos profissionais do Hemoam, estiverem aptos e realizarem a doação de sangue.

 

Solidariedade e bem-estar

 

Para a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, é importante que todas as iniciativas que promovam o bem da cidade e das pessoas estejam integradas. E, nesse sentido, doação de sangue e doação de mudas de plantas convergem perfeitamente entre si, já que ambos representam vida que quer florescer.

 

“Isso fortalece a ação e sensibiliza. São duas ações importantes, que se complementam e que nos trarão resultados positivos. Plantar uma muda e doar sangue são atos que dão vida. São gestos de amor. Toda iniciativa que chame a atenção da população sobre a importância da doação de sangue é bem-vinda e quando ela está associada à preservação do meio ambiente ela se torna ainda mais relevante”, afirmou.

 

Nos últimos anos, as taxas de doação não tiveram oscilações, o que demonstra que as campanhas têm dado certo e há uma conscientização maior da população, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, é necessário fortalecer as ações que estimulam a doação voluntária para manutenção dos estoques de sangue no país.

 

Para doar

 

• Podem doar sangue pessoas entre 18 e 59 anos, com peso a partir de 50 quilos e em bom estado de saúde.

• Não pode doar sangue a pessoa que teve hepatite depois dos 10 anos de idade, que teve comportamento sexual de risco, que usa drogas, que teve malária;

• Quem recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses ou que teve febre nos últimos 30 dias.

 

Quando doar

 

• Para o homem, a renovação do sangue doado é em até 8 semanas após a doação. Por isso, podem doar sangue até quatro vezes por ano (com intervalo de 60 dias entre cada doação).

• Para mulheres, a renovação ocorre em até 12 semanas e por isso podem doar três vezes ao ano (com intervalo de 90 dias).

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/