Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Em Manaus, abrigo para indígenas da Venezuela será fechado

Em Manaus, abrigo para indígenas da Venezuela será fechado
O abrigo de acolhimento provisório para indígenas venezuelanos que estão em Manaus deve fechar até o fim do ano. Segundo informações são do G1 Amazonas, as famílias serão encaminhadas para espaços escolhidos pela Prefeitura de Manaus. Atualmente, 115 venezuelanos moram em casas de acolhimento e em um abrigo na capital.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

A diretora do Departamento de Proteção Especial da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Silvia Karla Furtado, explicou que o atendimento feito pela secretaria é emergencial e tem prazo de encerramento. "O acolhimento do [bairro] Coroado foi um serviço emergencial por conta de um clamor social, que o Governo ouviu naquele momento, pela situação daquela população da etnia Warao estar ali ao relento, ao ar livre ali na Rodoviária. Então, foi criado aquele acolhimento emergencial, porém ele tem um prazo de encerramento, até porque o Estado do Amazonas, tipificamente, nós temos as nossas leis socioassistenciais e o Estado não tem como receber recurso para a manutenção daquele serviço e também não tem como prover, porque dentro do reordenamento, nós não temos como justificar os gastos daquele equipamento", informou a diretora.


De acordo com a Secretaria, um cronograma foi construído para a desmobilização das famílias que ainda estão nos abrigos provisórios. "Hoje estamos com 31 pessoas no acolhimento [do abrigo mantido pelo Governo] porque, como era provisório, nós teríamos que começar a fazer o desligamento dessas famílias pro município de Manaus, que inclusive, possui acolhimentos distribuídos em casas. Hoje mesmo estamos trabalhando a retirada dos 31 que ainda estão lá. Isso já estava previsto. Eles vêm como provisórios e no decorrer no tempo, vão saindo a retirada deles para as casa que o município de Manaus têm dentro da sua estrutura. O Estado tem discutido e construído, documento para a desmobilização daquele serviço. A meta, enquanto Estado, é encerrar aquele acolhimento provisório e passar esse atendimento para o equipamento correto para a execução desses serviços, que no caso seria com o município", explicou Furtado.

Renovação

O prazo para os indígenas continuarem nos imóveis disponibilizados como abrigos pela Prefeitura de Manaus encerra no dia 14 de dezembro. “A Semmasdh está finalizando o relatório das ações realizadas com os indígenas venezuelanos que será enviado ao MDS e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), sinalizando a continuação do processo de acompanhamento e acolhimento dos indígenas na cidade”, disse a pasta.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/