Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Diversificar para manter atratividade no setor hoteleiro do Amazonas

Diversificar para manter atratividade no setor hoteleiro do Amazonas
  
Com a queda das receitas nos serviços de hotelaria no Brasil, muitas redes buscam diversificar suas atividades para driblar a crise que tem afetado vários setores da economia. No Amazonas, a situação vem se agravando desde 2014 quando criou-se expectativa de grande ocupação nas hospedagens com os jogos da Copa do Mundo. De acordo com últimos números divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Amazonas (ABIH-AM), de janeiro a maio as hospedagens tiveram um registro de 38% abaixo do índice desejado pela categoria.
Segundo dados do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), neste ano, até o momento foi registrado uma queda de 2,1%, um percentual menor em relação ao ano passado onde os números das receitas tiveram uma baixa de 3,7 %.  
Foto: Walter Mendes / Jornal do Commercio
O momento de baixa ocupação é devido a crise política e econômica, diz o presidente da Abih-Am, Roberto Bulbol que cita a criação de alternativas como captação de eventos para reduzir os impactos negativos."Não temos sustentabilidade econômica, muito de nossa hotelaria foi criada devido ao turismo de negócios. Não temos alternativas como em outros Estados que contam com outros segmentos além da indústria para ajudar na ocupação de hotéis. Estamos buscando alternativas como pacotes mais baratos e promoções, reduzimos até 30% das diárias e mesmo assim não elevamos as ocupações", disse o presidente da Abih-Am.
Adequando os serviços
A rede Accor Hotels em Manaus tem utilizado diversas estratégias para atrair o público em geral, que vão de cafés da manhã à jantares como opção para quem mora na cidade ou para quem visita. O Novotel, pertencente à rede, realiza todas as quintas-feiras um jantar com show temático e aos sábados uma tradicional feijoada que já dura 39 anos. A gerente de vendas Multi-hotel da rede, Elizabeth Martins, conta que além dos serviços ofertados, os hotéis oferecem os espaços para eventos corporativos, festas sociais, reuniões e happy hour.
"Todos os hotéis da Accor (Novotel, Mercure, Ibis e Ibis Budget) possuem serviço de 'day use' onde a infra-estrutura é oferecida pelo período de um dia para lazer e evento. Cafés da manhã regional, almoços e jantares. Durante a semana temos buffet com cardápios variados e regionais e todos os serviços são abertos ao público. Os espaços para eventos sociais como festas de aniversário e casamentos", disse.
Outro hotel que está se adequando ao atual cenário do setor na cidade é o Quality Hotel. Com a baixa do turismo de negócios no Estado devido ao momento instável da Zona Franca de Manaus, o Quality tem aberto os horizontes para novas alternativas de serviços afim de driblar a crise. Além de realizar treinamento com os colaboradores para um melhor atendimento e oferta de tarifas promocionais para clientes e empresas com descontos que chegam a 30%, o hotel tem apresentado alternativas de serviços.A supervisora de eventos do quality, Nathalia Bessa, destaca que além de oferecer os espaços para atividades corporativas como reuniões, workshops, seminários e congressos de estudantes e profissionais o hotel tem investido em eventos sociais como festas de aniversário e casamentos como opção de negócios. "Os eventos sociais hoje começam a se equiparar com os eventos corporativos, o que tem gerado uma boa receita, porque oferecemos um pacote que inclui buffet, equipamentos exclusivos de festas e nosso diferencial, a parceria com cerimonialistas e especialistas no assunto", disse.
"Temos entrado nessa vertente com o intuito de gerar opções e driblar a crise que afeta o setor hoteleiro isso porque a procura de turismo de negócios tem diminuído bastante. A cultura manauara ainda acha que realizar eventos em hotéis é caro e isso é um paradigma que está sendo quebrado aos poucos, e às vezes é mais em conta realizar aqui do que em locais de evento", conta a supervisora de eventos.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/