Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Discípulo de Ajuricaba Mascarenhas, amazonense brilha em Copa de Jiu-Jítsu

MANAUS - Ícone do jiu-jítsu do Amazonas, o mestre Ajuricaba Mascarenhas faleceu em maio deste ano. Mas o legado do professor estará sempre vivo na 'arte suave' amazonense. Um de seus discípulos é o faixa-preta Victor Hugo Nascimento. E coube ao 'pupilo' ser o grande destaque da primeira edição da Copa Ajuricaba Mascarenhas de Jiu-Jítsu, ganhando os títulos da categoria adulto e do absoluto.
Victor Hugo é um dos maiores discípulos de Ajuricaba Mascarenhas no jiu-jítsu do Amazonas. Foto: Divulgação/Emanuel Mendes Siqueira
Aos 33 anos de idade, Victor foi revelado há duas décadas pelo mestre Ajuricaba. Além de lutador de jiu-jítsu, ele também é tenente da Polícia Militar e bacharel em Direito. Seu professor se preocupava em formar não apenas atletas, mas também cidadãos.
A retribuição veio no último domingo (18). Victor Hugo honrou o legado de seu mestre com os títulos da faixa preta pesado adulto e da categoria absoluto da Copa Ajuricaba Mascarenhas. "Como foi o primeiro campeonato chancelado pela federação em homenagem ao nosso mestre, eu me coloquei na obrigação de ser campeão. Pra mim, todas as vezes que eu lutei no tatame eu não estava sozinho. O meu mestre estava ali comigo", disse o lutador ao programa Esporte Amazônia, do canal Amazon Sat.
Muitos lutadores da geração de Victor Hugo fizeram questão de participar da Copa Ajuricaba Mascarenhas, mesmo aqueles que sequer estavam treinando. "Foi uma forma de homenageá-lo, de mostrar todo o conhecimento que ele passou. O resultado disso é que nossa academia ficou em segundo lugar na faixa branca e em terceiro no adulto, apesar de entrar com um número de atletas bem menor. Isso mostra o quanto ele era querido e respeitado", exaltou.
Com emoção, o lutador amazonense relembra o último contato com o mestre. "No dia da cirurgia dele eu estava de serviço, mas fui pra lá. Quando ele saiu da endoscopia eu estava presente. Na primeira parada cardíaca, fui eu quem ajudei a empurrar a maca para a UTI. Estava sempre junto. Desde os 13 anos nós tivemos uma convivência quase de pai e filho".
Victor Hugo é um dos fundadores da academia Equipe 7, criada por alunos de Ajuricaba Mascarenhas. O lutador estima que 50 crianças fazem parte do projeto, no Jardim Petrópolis. "Queremos passar esse conhecimento pra frente. É algo que ele priorizava muito. Se nós conseguirmos formar cidadãos como ele conseguiu ao longo desse tempo, eu já me sentiria honrado e satisfeito".
O destaque na Copa Ajuricaba Mascarenhas coroa a fantástica temporada de Victor Hugo. Só neste ano, ele também foi campeão amazonense, do Manaus International Open e da Copa Osvaldo Alves. Ele é o melhor atleta na faixa preta adulto há sete anos consecutivos e tem tudo para carimbar o oitavo prêmio em 2015.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/