Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Dia do Voluntariado: programa do ICMBio recebe homenagem

Dia do Voluntariado: programa do ICMBio recebe homenagem
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, dedicou aos servidores e voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a homenagem que recebeu do presidente da República, Michel Temer, pelo Dia Nacional do Voluntário, instituído há 35 anos e comemorado no dia 28 de agosto. A data também marca a primeira década de atuação do ICMBio.
Foto:Divulgação/MMA
“O reconhecimento foi dado ao ICMBio, que faz parte do MMA. Dou o meu muito obrigado ao presidente do Instituto, Ricardo Soavinski, e a todos os servidores. A nossa luta continua e estamos colhendo os frutos dela. O desmatamento caiu, vai continuar caindo e por isso precisamos continuar”, afirmou Sarney Filho.

A homenagem foi na manhã desta segunda-feira (28), no Palácio do Planalto, em Brasília, quando o governo federal lançou o Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário. A iniciativa vai contribuir com o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 proposta pelas Nações Unidas.

“Esse programa vai ajudar a expandir a marca do governo, que é a abertura ao diálogo, e deve ser um espaço de estímulo a toda a população para o engajamento na Agenda 2030”, afirmou Michel Temer.

De acordo com o presidente, o trabalho voluntário é fundamental para o avanço da sociedade e para a construção da pacificação nacional. “Com brasileiros e brasileiras ajudando uns aos outros. E não contra os outros”, disse.

Plataforma digital

O programa vai unir esforços do governo, de organizações da sociedade civil e de empresas, sob coordenação da Casa Civil. Está prevista a criação da Plataforma Digital do Voluntariado, para fazer o intercâmbio entre quem quer doar seu tempo e as instituições que precisam dele.

Também foi anunciada a criação do Prêmio Nacional de Voluntariado, para reconhecer empresas e cidadãos que desenvolvem atividades voluntárias de relevância social e estabelecida a criação de um conselho gestor do programa, no qual o MMA terá assento.

Além do presidente Michel Temer, participaram da mesa a primeira-dama Marcela Temer; o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha; e o coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Pnud, Niky Fabiancic, que dará apoio técnico e administrativo para as atividades do Viva Voluntário.

Também receberam a comenda representantes do Ministério da Defesa, da Eletrobras, do Banco do Brasil, do Banco Itaú e de Organizações da Sociedade Civil (Amigos do Bem, Parceiros Voluntários, Creche Santa Clara).

Voluntariado


O Programa de Voluntariado do ICMBio foi criado em 2009 e reformulado recentemente por meio da Instrução Normativa Nº 3/2016.

As linhas de atuação foram ampliadas e passaram a contemplar as áreas de administração, comunicação, consolidação territorial, gestão socioambiental, manejo para conservação, pesquisa e monitoramento, produção e uso sustentável, proteção ambiental e uso público e negócios, além de possibilitar o trabalho online.

Atualmente, 132 unidades organizacionais contam com o programa formalizado, e o número de voluntários chega a quase 2 mil. São parceiros da iniciativa o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), o  WWF Brasil e o Serviço Florestal dos Estados Unidos.

De acordo com Ricardo Soavinski, a demanda para as chamadas de trabalho voluntário no Instituto é muito grande. “Isso faz toda a diferença porque percebemos que tem muita gente disposta a ajudar o Instituto e a natureza. Eu acrescentaria ainda o trabalho voluntário dos 6.950 conselheiros que atuam em 278 unidades de conservação. Os conselhos ampliam os espaços de diálogo com a comunidade, isso é fundamental”, afirmou o presidente do órgão, em entrevista em que avalia a primeira década de atuação do ICMBio.

Em julho passado, na abertura do I Seminário de Voluntariado do ICMBio, o ministro substituto do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, declarou o interesse do ministério em dar prioridade à atuação dos voluntários na gestão das unidades de conservação (UCs). “É um trabalho pioneiro de voluntariado no governo federal e demonstra eficácia e eficiência”, afirmou.

O evento reuniu representantes de instituições parceiras e de órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, além de professores e estudantes universitários envolvidos na gestão de programas de voluntariado do órgão.*Deixe o Portal Amazônia com a sua cara. Clique aqui e participe.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/