Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Dezenas de porcos-do-mato invadem bairro no interior de Roraima

MANAUS - Um bairro de Caracaraí, cidade ao Sul de Roraima, foi invadido por dezenas de porcos-do-mato, na tarde desta segunda-feira (9). Os animais tomaram ruas, casas e assustaram os moradores do bairro São José Operário. Na terça-feira (3), cerca de 170 porcos-do-mato foram filmados atravessando o Rio Branco próximo ao municipio. As informações são do G1 Roraima."Quando soubemos da invasão, mandamos uma equipe para o local. No entanto, nesse período de tempo, moradores mataram alguns porcos-do-mato. Então, a PM e o Corpo de Bombeiros só conseguiram salvar parte dos animais. Eles foram guiados para a região de mata de onde provavelmente haviam saído", detalhou a Subtenente da Polícia Militar Nene.De acordo com a Polícia, outras invasões de porcos-do-mato já foram registradas no município no início da década de 2000. Na época, queimadas em regiões de floresta fizeram com que os animais fugissem do habitat natural. 
Uiratan Barroso, analista ambiental do Ibama, disse que o impacto causado no habitat natural dos porcos-do-mato pode ter sido causada por desequilíbrio ambiental. Ele diz ainda que há um impacto direto sobre o habitat desses porcos-do-mato e isso gera uma desarticulação no ecossistema. Uiratan afirma ser corriqueiro ver animais da floresta caminhando pela cidade e também seres humanos invadindo a mata.Até o momento nenhum morador foi formalmente denunciado pela caça dos animais. No entanto, algumas imagens que mostram porcos-do-mato mortos foram compartilhadas nas redes sociais. Segundo a a subtenente da Polícia Militar,  Nene, matar animais silvestres é crime ambiental e quem for flagrado cometendo esse ato vai responder criminalmente, podendo até ser multado ou condenado a realizar trabalho voluntário.
Se você encontrar um porco-do-mato...
O Corpo de Bombeiros pede que os moradores que encontrarem porcos-do-mato na cidade acionem a polícia ou a própria corporação para atuar no controle dos animais. "Os porcos-do-mato são selvagens e podem atacar seres humanos, quando se sentem ameaçados, por isso, a população deve pedir socorro pelo 193 [número da corporação] e evitar se aproximar dos animais", informou o assessor do Corpo de Bombeiros, Raustamn Gondim.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/